sexta-feira, 1 de maio de 2009

[INFORMAÇÃO] Grupos para um combate de desenvolvedores

Os integrantes do grupo que desenvolver o melhor projeto em uma das seis categorias do concurso (iPhone, Android, Game, Inteligência Artificial, Widget e Aplicativo Online) vão projetar seus nomes no mercado como maiorais do software. Os professores que os ensinaram, também. E o mesmo ocorrerá com a faculdade.

De quebra, poderão ganhar uma viagem de uma semana para Nova York ou vales-compras no valor de R$ 1.000. Está esperando o quê?

Os estudantes que desejarem desenvolver aplicativos para Android no Arena INFO de Software já têm um ponto de partida: um site criado pelo Google.

A empresa de Mountain View, que integra a Open Handset Alliance, mantém uma home page com uma série de ferramentas para quem deseja desenvolver programas para a plataforma, o Android Developers. No endereço, já é possível encontrar a versão 1.1 do SDK do Android, que traz algumas correções de bugs e funcionalidades novas.

Mas o site não fica só nisso. Basta clicar em "Dev Guide" para ter acesso a uma vasta documentação, além de FAQs e tutoriais que ensinam até mesmo o passo-a-passo para a elaboração de alguns aplicativos mais simples. Já em "Reference", estão disponíveis informações detalhadas sobre cada componente da plataforma. Um blog ainda traz dicas e novidades. Por fim, a seção "Community" leva até fóruns de discussão.

A Apple não fica nem um pouco atrás – o que é ótimo para os competidores da categoria iPhone do Arena INFO.

Os grupos que resolverem criar um aplicativo para o smartphone podem escolher como ponto de partida o site do iPhone Developer Program. Todas as informações necessárias para desenvolver programas para o aparelho estão reunidas na página. Para ter acesso ao SDK, no entanto, é necessário se cadastrar no iPhone Developer Program.

Embora isso tenha um custo (de US$ 99 a US$ 299), a empresa de Steve Jobs dá uma ajuda e tanto para os estudantes em geral. Os universitários podem se inscrever no iPhone Developer University Program e baixar o kit gratuitamente. Diz aí? É tudo o que o seu grupo do Arena INFO de Software precisava. Mais fácil do que isso, impossível.

Não perca tempo! Monte a sua equipe e comece a preparar o seu software.

O Yahoo! também fornece um kit completo para quem quiser participar do Arena INFO nesta categoria.

A empresa tornou-se uma das pioneiras nessa área ao adquirir, em 2005, a Konfabulator. Hoje, a quantidade de widgets disponíveis para download no site do Yahoo! Widgets já ultrapassa a casa dos 5 600 aplicativos, divididos em nada menos do que 20 categorias. Hein? Pois é isso mesmo.

Vale a pena dar uma olhada na página até mesmo para ter uma boa idéia de que aplicativo sua equipe pode criar para o Arena INFO. No Yahoo!, eles estão divididos da seguinte forma: utilidades, notícias, games, rádio, busca, relógios, webcams, timers, previsão do tempo, comunicação, esportes, compras, plugins, diversão, programação, áudio, entretenimento, transportes, finanças e fotos. Ufa!

Decidido o tema, vale a pena fazer uma visita ao site do Konfabulator Tools and Documentation. Ali, é possível baixar o Konfabulator SDK, que inclui o Yahoo! Widgets 4.5 para Windows, a versão 4.5 do PDF com o manual de referência do Konfabulator, o Widget Creation Script para Photoshop CS v2.0, o Widget Converter Tool v1.3 e o Widget Creation Tutorial v1.1. Além disso, a página reúne uma farta documentação sobre o assunto.

Pronto, junte agora os seus amigos, inscreva-se no Arena e desenvolva um widget útil e inovador.

As equipes que optarem por desenvolver softwares com inteligência artificial para o Arena INFO podem dar uma escovada nos seus conhecimentos. O caminho é o site do MIT.

Por meio do projeto MIT OpenCourseWare (OCW), a universidade americana disponibiliza na web o conteúdo de várias disciplinas ministradas por seus professores. Tudo de graça.

Há material de três cursos relacionados a essa categoria do Arena: 6.034 Artificial Intelligence (2006), 6.034 Artificial Intelligence (2005) e 6.825 Techniques in Artificial Intelligence (2002). Embora não dê para ver vídeos das aulas, é possível estudar anotações usadas pelos professores, tentar resolver algumas listas de exercícios e encarar as provas aplicadas naqueles semestres.

Outra boa fonte de informações sobre o assunto é a página de inteligência artificial do Departamento de Computação do Imperial College, de Londres, que conta com tutoriais, indicações para materiais de referência e slides das aulas. Diz aí: é ou não é um bom jeito de se aprofundar no tema e deixar as equipes concorrentes comendo poeira?

Se você ainda não se inscreveu no Arena, corra para montar a sua equipe. Os grupos podem ter até cinco estudantes de graduação ou pós de uma mesma faculdade. Os vencedores vão levar uma viagem para Nova York ou vales-compras de R$ 1000. Se tiver dúvidas, dê uma olhada no regulamento e na FAQ.

A criação de aplicativos para iPhone ainda é um campo novo. Por isso, quem resolver encarar esse desafio no Arena INFO deve dar um pulo na Universidade Stanford.

A renomada instituição americana começou a oferecer gratuitamente, pelo iTunes U, um curso que ensina a programar aplicativos para o celular da Apple. Para quem vai se inscrever na categoria iPhone do Arena INFO, pode ser a chance de se aprofundar ainda mais no assunto. Serão ao todo dez semanas de aulas, de cerca de 1 hora cada, gravadas em vídeo e conduzidas pelos professores Evan Doll e Alan Cannistraro. Também dá para baixar os slides das apresentações.

O curso disponível é o mesmo a que os estudantes de Stanford têm acesso presencialmente. Como começou na semana passada, por enquanto há apenas duas aulas disponíveis. Os assuntos abordados incluem: ferramentas e APIs necessárias para programar com o iPhone SDK; design de interfaces para telefones móveis; e orientação a objetos usando a linguagem Objective-C, entre outros.

Não vai dar tempo de assistir a tudo antes de fazer a inscrição para o Arena, que termina em 20 de maio (o curso vai até o início de junho). Mas lembre-se que a entrega dos aplicativos selecionados na primeira fase ocorrerá até 31 de julho. Viu? É tempo de sobra para ver e rever as aulas e desenvolver o software que pode render uma viagem a Nova York ou vales-compras de R$ 1000.

Os widgets marcam presença no Windows Vista e no Google Desktop. Nada mais natural que Microsoft e Google ajudem os participantes do Arena INFO a desenvolvê-los.

Pequenos e funcionais, esses aplicativos têm a missão de facilitar a vida dos usuários. Servem como verdadeiros canivetes suíços digitais: podem fornecer informações atualizadas pela web (como a previsão do tempo ou as últimas notícias), integrar-se a softwares já instalados na máquina (um media player, por exemplo) ou executar tarefas sozinhos (como uma minicalculadora ou um agendador de tarefas).

O que manda é a criatividade do programador, aliada à habilidade de escrever um código enxuto que produza um resultado para lá de interessante. Tudo isso, claro, acompanhado de um visual caprichado.

A Microsoft oferece pelo menos dois bons tutoriais, em inglês, que explicam, passo a passo, como fazer um widget para a barra lateral do Windows Vista. O primeiro está disponível no Microsoft Developer Network e o segundo é um artigo escrito pelo consultor Donavan West para a MSDN Magazine.

Já o pessoal de Mountain View oferece um tutorial completo para o Google Desktop Gadget API na página do Google Code Labs. Há material de sobra para se aprofundar no assunto.

Então junte o pessoal e comece a criar o seu miniaplicativo. E não é preciso ficar restrito ao Windows. A categoria Widget também aceita programas desenvolvidos para Linux, Mac OS X , Symbian, Palm e Blackberry. As inscrições vão até o dia 20 de maio.

Importante: não é preciso entregar o programa ainda. Ao fazer a inscrição, será necessário apenas selecionar a categoria, descrever a plataforma em que roda (com nome e versão do sistema operacional) e responder a quatro perguntas: Para que serve? O que tem de inovador? Que linguagens e ferramentas foram ou serão usadas no desenvolvimento? Em que estágio de desenvolvimento está?

As propostas passarão por uma triagem e a lista dos que passaram para a segunda fase será publicada na edição de junho da INFO. A partir daí, os grupos terão até 31 de julho para enviar o aplicativo. Dúvidas? Dê uma olhada no regulamento e na FAQ do Arena, ou por meio dos endereços http://info.abril.com.br/arena/regulamento.shtml e http://info.abril.com.br/arena/faq.shtml.

Não deixe que uma dúvida atrapalhe a sua participação no Arena INFO. Para esclarecer ainda mais o regulamento, consulte a FAQ sobre o concurso.

O documento pode ser acessado pelo endereço http://info.abril.com.br/arena/faq.shtml. Onde estão as principais questões que surgiram, o texto será ampliado à medida que surgirem novas perguntas nos comentários ou nas comunidades virtuais da INFO. Por enquanto, o maior número de dúvidas refere-se às inscrições e ao tipo de equipe que pode ser formada.

Com seis categorias (iPhone, Android, Game, Inteligência Artificial, Widget e Aplicativo Online), o Arena INFO vai premiar os vencedores com uma viagem de uma semana para Nova York ou com vales-compras no valor de R$ 1 000. Mais do que isso, é a grande chance de pôr em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas e de subir ao topo do ranking do desenvolvimento de aplicativos. Podem participar alunos de graduação ou pós matriculados em qualquer instituição de ensino superior do país.

Se surgir uma pergunta sobre algum tópico não coberto pela FAQ, não se acanhe. Comente aqui mesmo que responderemos às suas dúvidas. E não perca tempo. Forme o seu grupo e mergulhe no código! As inscrições vão até 20 de maio.

por: Maurício Moraes
em:
Info ON-Line

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O Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas das Faculdades Integradas Simonsen - FIS, é um curso presencial, reconhecido pela Portaria 1.003 de 12.07.1993 (D.O.U. 13.07.1993), com carga horária mínima de 2.334 horas, que poderão ser cumpridas em no mínimo 03 anos (06 semestres letivos) e foi recentemente aditado pela Portaria nº 281, 29 de setembro de 2009, publicada no D.O.U nº 188, de 01 de outubro de 2009, Seção 1, página 19.
Os graduados nos Cursos Superiores de Tecnologia denominam-se tecnólogos, são profissionais de nível superior com formação para a produção, inovação científico-tecnológica e para a gestão de processos de produção de bens e serviços.

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