quarta-feira, 27 de maio de 2009

[INFORMAÇÃO] Brasileiros no exterior


Quatro projetos receberam entre 500 e 1,5 mil dólares em prêmios na maior feira pré-universitária de engenharia e tecnologia do mundo.
Selecionados entre 1.563 jovens de 56 países, seis estudantes do Brasil se destacaram na Feira Internacional de Ciências e Engenharia (ISEF). O evento, patrocinado pela Intel foi realizado entre 11 e 15 de maio em Reno, nos Estados Unidos. Mais de 900 jurados, divididos em categorias, avaliaram os projetos finalistas, selecionados em 550 feiras realizadas pelo mundo.

Os estudantes Ana Claudia Cassanti, Ana Clara Cassanti e Felipe Seabra Fernandes, todos de 17 anos e estudantes do colégio paulistano Dante Alighieri, foram os primeiros colocados no Prêmio Especial do Instituto de Tecnologia de Illinois por excelência em Ciência Social e Comportamental. Eles receberam 1,5 mil dólares por desenvolverem uma metodologia de educação ambiental que envolvia coordenação de palestras e atividades – como plantio de árvores e recolhimento de lixo.

O mesmo valor foi concedido a Ivan Lavander Ferreira, 18 anos, do Instituto Butantan, de São Paulo, que ficou em segundo lugar na categoria Projetos Individais / Microbiologia. Seu trabalho, que isolou substâncias presentes em ovos de aranha, capazes de serem usadas na produção de antibióticos, também garantiu o prêmio de quarto lugar dado pela Sociedade Americana de Microbiologia, no valor de 500 dólares.
Aluno da CEFET, de Belo Horizonte, Rafael Telis Gazzin Pessoa, 16, desenvolveu um motor ecologicamente correto para aviões supersônicos, abastecido com biocombustível com fabricação e manutenção de baixo custo. O motor possui reação por compressão através de ondas de choque e aceleração autônoma. Ele foi premiado em terceiro lugar na categoria Projetos Individais / Engenharia elétrica e Mecânica e recebeu um prêmio mil dólares.

Já Felipe Gabriel Kuhn Soares, de 18 anos, recebeu 500 dólares por seu detector de pré-ignição. O estudante da Fundação Liberato, de Novo Hamburgo-RS, ficou em quarto lugar na categoria Engenharia Elétrica e Mecânica.

Nenhum comentário:

O Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas das Faculdades Integradas Simonsen - FIS, é um curso presencial, reconhecido pela Portaria 1.003 de 12.07.1993 (D.O.U. 13.07.1993), com carga horária mínima de 2.334 horas, que poderão ser cumpridas em no mínimo 03 anos (06 semestres letivos) e foi recentemente aditado pela Portaria nº 281, 29 de setembro de 2009, publicada no D.O.U nº 188, de 01 de outubro de 2009, Seção 1, página 19.
Os graduados nos Cursos Superiores de Tecnologia denominam-se tecnólogos, são profissionais de nível superior com formação para a produção, inovação científico-tecnológica e para a gestão de processos de produção de bens e serviços.

Faculdades Integradas Simonsen