sexta-feira, 1 de maio de 2009

[EVENTO] Start-ups Microsoft


Programa Start-ups Online abrigará 320 pequenas empresas nacionais. Três delas apresentarão seus projetos na sede da companhia, em Redmond.

SÃO PAULO – A Microsoft começa hoje no Brasil o programa SOL (Start-ups Online), que dará incentivos a empreendedores nacionais.

A empresa americana investirá 2,5 milhões de reais pelos próximos três anos, numa iniciativa que reunirá 320 start-ups brasileiras em centros com acompanhamento presencial de consultores. Os incentivos começam no subsídio a 25 licenças de 55 programas da Microsoft – incluindo sistema operacional, pacote de escritório e banco de dados – além de suporte e consultoria de gestão. As licenças de software terão um preço simbólico: ao final do programa, os empreendedores precisam pagar 100 dólares para todo o pacote.

“Após a bolha da internet, nos anos 2000, os investimentos em novos negócios no mundo cresceram na ordem de 8% ao ano. Em 2007, foram quase 15 bilhões de dólares usados para investir em 1 530 negócios na área de software”, afirma Carlos Ferreira, diretor de inovação e novas tecnologias da Microsoft.

Como pré-requisito para concorrerem às vagas, as start-ups precisam ter CNPJ, até três anos de vida e faturamento anual de 1,2 milhão de reais por ano. A seleção será feita por parceiros certificados da Microsoft e leverá em consideração critérios como criatividade, inovação, viabilidade de mercado e time to market (momento certo para o nascimento do projeto) . As inscrições vão até dia 20 de fevereiro e os treinamentos começam em 1° de março de 2009. Os critérios de seleção passam por criatividade, inovação, viabilidade de mercado e time to market (momento certo para o nascimento do projeto).
Apresentação ao mercado
Num segundo momento, 16 empresas serão selecionadas por comitês regionais e trazidas para São Paulo. As start-ups receberão um tratamento especial de assessoria e consultoria e apresentarão seus projetos principal para um comitê nacional, além de investidores de capital de risco. Por fim, a Microsoft selecionará as três melhores empresas, que irão para a sede da empresa em Redmond, nos Estados Unidos, mostrar seus projetos para executivos da Microsoft e investidores americanos.

De acordo com a companhia, o potencial desse programa no Brasil é de 8 mil start-ups de base tecnológica que envolva software. Além das 320 que receberão o treinamento presencial, o programa de licenciamento subsidiado é aberto a qualquer interessada que se adéqüe aos pré-requisitos do SOL. A expectativa da Microsoft é que 500 empresas se inscrevam no total.

Sem crise
Para Michel Levy, presidente da Microsoft no Brasil, o cenário atual de crise financeira mundial não é um empecilho para o desenvolvimento de novos empreendimentos. Pelo contrário, nessa fase de rearranjo da economia global, sempre há oportunidade para o surgimento de novos negócios.

“Nunca faltou dinheiro para boas idéias. Essas start-ups não dependem do crédito do mercado – o que está em falta hoje - mas sim de investidores de capital de risco e incubadoras de universidades”, afirma Levy. Além dos parceiros certificados da Microsoft, a companhia tem acordo com 29 incubadoras espalhadas pelo Brasil.

De acordo com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em 2007, 22% das microempresas brasileiras morriam com menos de dois anos de vida. O número é bem menor do que o registrado em 2000, quando metade das pequenas que surgiam não conseguia prosperar.

por: Bruno Ferrari
em: Info ON-Line

Nenhum comentário:

O Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas das Faculdades Integradas Simonsen - FIS, é um curso presencial, reconhecido pela Portaria 1.003 de 12.07.1993 (D.O.U. 13.07.1993), com carga horária mínima de 2.334 horas, que poderão ser cumpridas em no mínimo 03 anos (06 semestres letivos) e foi recentemente aditado pela Portaria nº 281, 29 de setembro de 2009, publicada no D.O.U nº 188, de 01 de outubro de 2009, Seção 1, página 19.
Os graduados nos Cursos Superiores de Tecnologia denominam-se tecnólogos, são profissionais de nível superior com formação para a produção, inovação científico-tecnológica e para a gestão de processos de produção de bens e serviços.

Faculdades Integradas Simonsen