A dica serve para as equipes do Arena INFO que criarem aplicativos para Android. Que tal executar linguagens de script direto no aparelho?
O segredo está em usar o Android Scripting Environment (ASE), que permite rodar scripts e interpretadores interativos no smartphone. Por enquanto, o sistema suporta apenas Python, Lua (a mais do que famosa linguagem criada na PUC-Rio) e BeanShell. De acordo com o seu criador, Damon Kohler, que trabalha como engenheiro de software do Google, em breve será possível usar também Ruby on Rails e Javascript.
Segundo o post escrito por Kohler no blog Open Source at Google, a grande vantagem está em permitir que o programador veja o resultado imediato do código por ele criado. “O ambiente de desenvolvimento do Android facilita muito a vida, mas você fica amarrado a um computador para fazer o seu trabalho”, disse.
O texto mostra dois exemplos de scripts: um em Lua (que põe o telefone no silencioso quando virado para baixo e ativa o toque se ele estiver voltado para cima) e o outro em Python (para ativar a leitura de mensagens de chat em voz alta). Mas as possibilidades são inúmeras. Depende da imaginação e da habilidade de cada desenvolvedor. Então, mão na massa!
por: Mauricio Moraes
Nenhum comentário:
Postar um comentário