quarta-feira, 3 de junho de 2009

[INFORMAÇÃO] Celular invadido


Acesso à sua conta bancária por meio do celular pode parecer seguro, mas especialistas em segurança afirmam que hackers podem obter informações confidenciais por meio de uma simples mensagem de texto aparentemente enviada por sua operadora de telefonia.

Os profissionais do setor que conhecem o risco o consideram como extremamente baixo, já que apenas alguns poucos usuários usam celulares para acessar suas contas bancárias, mas a ameaça pode crescer à medida que aumenta o uso da Internet em aparelhos móveis.

Em abril, o problema, que permite a criminosos com acesso aos dados de uma conexão de telefonia móvel roubar informações ou remover programas, conquistou atenção mais ampla, na conferência de segurança BlackHat Europe.

"O hacker não precisa ser especialmente habilidoso para tanto", disse Jukka Tuomi, vice-presidente de tecnologia no grupo finlandês de segurança ErAce Solutions.

A ErAce afirma que em certos celulares que utilizam o Windows, os usuários não têm como bloquear os ataques, enquanto os usuários de celulares equipados com o sistema operacional Symbian têm a capacidade de bloquear essas mensagens.

No entanto, na prática, a maior parte dos usuários aceita a instalação de nova configuração em seus aparelhos caso ela pareça ter sido enviada por sua operadora de telefonia móvel.

Até agora, os problemas de segurança em celulares têm se limitado em sua maioria a pequenos incidentes porque as operadoras têm condições de analisar o tráfego de dados em busca de irregularidades, mas os novos riscos podem ficar fora de seu alcance em muitos países nos quais a filtragem de mensagens de texto não é permitida.

Os crescentes temores dos consumidores quanto à capacidade dos vírus de computador para atacar celulares podem colocar em risco a adoção de novos serviços móveis, que são cruciais para as operadoras que estão em busca de crescimento em mercados maduros.

Além disso, a instalação de software de segurança em um celular nem sempre basta, já que em certos modelos os criminosos conseguem apagar o programa do aparelho.

"As pessoas pensam que estão fechando a porta, mas as janelas e a porta dos fundos continuam abertas", disse Tuomi, da ErAce.

por: Reuters

Nenhum comentário:

O Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas das Faculdades Integradas Simonsen - FIS, é um curso presencial, reconhecido pela Portaria 1.003 de 12.07.1993 (D.O.U. 13.07.1993), com carga horária mínima de 2.334 horas, que poderão ser cumpridas em no mínimo 03 anos (06 semestres letivos) e foi recentemente aditado pela Portaria nº 281, 29 de setembro de 2009, publicada no D.O.U nº 188, de 01 de outubro de 2009, Seção 1, página 19.
Os graduados nos Cursos Superiores de Tecnologia denominam-se tecnólogos, são profissionais de nível superior com formação para a produção, inovação científico-tecnológica e para a gestão de processos de produção de bens e serviços.

Faculdades Integradas Simonsen