terça-feira, 16 de junho de 2009

[INFORMAÇÃO] Procura-se profissional (segurança)...


Em plena crise, um estudo feito nos Estados Unidos revela um fenômeno curioso: sobram vagas e faltam bons profissionais para preenchê-las na área de segurança da informação.

Oito em cada dez encarregados de fazer contratações na área têm dificuldades de achar o candidato certo, segundo uma pesquisa feita pela (ISC)² com 2,8 mil profissionais, sendo 775 deles responsáveis por recrutar talentos.

Embora tenham vagas disponíveis – 44% deles pretendem contratar funcionários este ano, sendo que 11% têm mais de três posições abertas –, os gestores não encontram profissionais à altura dos postos.

As principais barreiras são falta de habilidades desejadas, perfil cultural inadequado e demandas de salários altas demais para os orçamentos.

Para o especialista em recrutamento, Leonardo Martins, a realidade não é muito diferente no mercado brasileiro.

“Tem muitos profissionais na área de segurança de redes, mas poucos qualificados”, afirma Martins, que é diretor da empresa de recrutamento IT Job Consulting.

Recentemente, a empresa atendeu uma multinacional que buscava um profissional de segurança com habilidades específicas, tais como domínio de ambientes Linux, Unix e Windows, além de conhecimentos em tecnologias pontuais, como as ferramentas da Check Point.

“Encontramos profissionais certificados, mas apenas em níveis básicos”, conta Martins, que entrevistou dezenas de candidatos para chegar ao eleito.

Uma deficiência comum entre os candidatos, segundo Martins, é a falta de bagagem técnica. “Muitos fazem graduações de curta duração ou vão para o mercado de trabalho e ficam focados apenas em uma função”, detalha ele.

Mesmo as certificações técnicas ajudam como diferencial, mas não são suficientes se o candidato não for capaz de aplicar os conhecimentos técnicos no dia-a-dia, de acordo com o especialista.

Por outro lado, Martins também reconhece que as empresas não estão dispostas a remunerar os candidatos de acordo com as habilidades desejadas.

Para a vaga mencionada antes, de analista sênior, a multinacional em questão oferecia salário de 4,5 mil reais, bem abaixo do piso da função, de acordo com o diretor da IT Job Consulting.

“De um lado faltam profissionais preparados, mas de outro as exigências também são exageradas para a remuneração oferecida”, analisa.

por: Daniela Moreira, de INFO Online

Nenhum comentário:

O Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas das Faculdades Integradas Simonsen - FIS, é um curso presencial, reconhecido pela Portaria 1.003 de 12.07.1993 (D.O.U. 13.07.1993), com carga horária mínima de 2.334 horas, que poderão ser cumpridas em no mínimo 03 anos (06 semestres letivos) e foi recentemente aditado pela Portaria nº 281, 29 de setembro de 2009, publicada no D.O.U nº 188, de 01 de outubro de 2009, Seção 1, página 19.
Os graduados nos Cursos Superiores de Tecnologia denominam-se tecnólogos, são profissionais de nível superior com formação para a produção, inovação científico-tecnológica e para a gestão de processos de produção de bens e serviços.

Faculdades Integradas Simonsen