Pois é, os estudantes Alexandre Sampaio, Cléber Quadros e Filipe Carvalho imaginaram. E por isso bolaram essa invenção que, além de útil e simpática, é bem barata – o Óculos Mouse.
Por enquanto, o projeto do trio gaúcho é apenas um protótipo, mas já funciona com um sistema eletrônico interligado diretamente ao computador. Assista a explicação que Filipe deu para o Tecnologia Outonal no congresso de acessibilidade.
O Óculos Mouse foi desenvolvido dentro do curso de Mecatrônica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), com o apoio de professores como a Andréia Colares, que possui larga experiência como coordenadora do Núcleo de Apoio às Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais (Napne) mantido no campus Charqueadas.
Os mesmos alunos também criaram um forno elétrico adaptado para deficientes visuais, que fez parte de uma divertida história contada por Filipe no Congresso Muito Especial de Tecnologia Assistiva. Ele explicou que o forno foi o 1º invento dos três. Funcionava, mas não era visualmente atraente. Ao participar da 1ª feira de ciências, eles ficaram em penúltimo lugar (dentre 300 outros participantes), pois o último lugar não compareceu (comentou ele brincando).
Hoje, com o óculos mouse, e a repercussão que teve na televisão (eles até apareceram no Faustão), eles ganharam o 1º lugar na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).
Agora é só esperar o lançamento do produto que, com certeza, vem para agregar e muito na inclusão digital.
por: Cláudia Sardinha
em: Tecnologia Outonal
Outros produtos que visam acessibilidade...
por: Cláudia Sardinha
em: Tecnologia Outonal
Nenhum comentário:
Postar um comentário