quarta-feira, 15 de abril de 2009

[WEB] Velocidade de conexão (re-post)

Velocimetro RJNET

A diferença básica entre Bytes e bits:
Cabe primeiramente esclarecer uma nomenclatura que pode causar ambiguidade, preste atenção que a letra "b" (referindo-se aos bits) tem diferentes significados quando representada por um caracter maiúsculo ou minúsculo:

B - Byte
b - Bit

Como sabemos, 1 Byte é um octeto de 8 bits. Isto significa que para um conjunto de 8 bits, temos 1 Byte. Partindo-se desse princípio, conferimos que 1KB (KiloByte) corresponde à 8Kb (Kilobit), aplicando a mesma regra, verificamos que 1MB (MegaByte) corresponde a 8Mb (Megabit).
Portanto, pode-se perceber que para passarmos de bit para Byte, basta dividir por 8 e para passarmos de Byte para bit basta multiplicarmos por 8.

Unidade de tempo:
A unidade de tempo que utilizamos para fazer as medições é o "segundo" (s) e a letra "p" representa a palavra "por". Logo, quando escrevemos 2mbps. Lê-se dois Megabit por segundo.

Taxa de transferência (KB/seg) x Velocidade de conexão (kbps):
Quando dizemos que estamos fazendo um download a 32KB/s por exemplo, significa que, para cada segundo de conexão, 32KB são transferidos. Isto chama-se taxa de transferência. Com isto, pode-se afirmar que a velocidade da conexão é de 256kbps. Pois é o resultado da multiplicação de 32 por 8.

Tendo estes conhecimentos acima você pode entender como é feito o cálculo da velocidade da sua conexão!

Na prática:
Quando o usuário clica em "iniciar teste", um arquivo de 100KB é transferido e juntamente ao início da transferência desse arquivo é iniciado um cronômetro que pára quando o arquivo for completamente transferido. Tendo estes dados, fazemos um cálculo simples de tamanho do arquivo (kb) sobre tempo (s) gerando a notação kbps (kilobit por segundo) que é mostrada para você.

A partir daí fazemos outros cálculos simples para exibir os outros valores. Para "estatísticas de sua conexão", basta dividirmos o resultado em kbps por 8, pois como vimos acima, passa o valor de kbps para KB/s.

A qualidade da conexão é mostrada de acordo com a velocidade obtida em kbps. Se for inferior a 56kbps, são mostrados os valores "baixa/baixa", se forem acima de 56kbps porém abaixo de 128 kbps são mostrados os valores "alta/média", caso a velocidade seja superior a 128kbps, são mostrados os valores "alta/alta".

Eu tenho acesso a esse arquivo de 100KB?
Não, pois o seu conteúdo está embutido na página do velocímetro e o mesmo muda a cada vez que o velocímetro é carregado, esta mudança ocorre porque cada vez que seu navegador abre uma página, ele coloca os elementos da mesma em um cache (você que é cliente da RJNET, pode saber o que os termos técnicos significam acessando a "Ajuda" na Central do Assinante e clicando em "Glossário"). Para que este cache não seja carregado da sua máquina e sim do servidor do velocímetro (repetição do teste), o conteúdo do mesmo muda a cada vez que um teste é feito.

O que são os "exemplos de download"?
São estimativas de tempo de acordo com a velocidade obtida em kbps para fazer a transferência de um arquivo de instalação de um determinado software.

Porque eu devo fechar as transferências correntes?
Para que a medição de velocidade seja mais precisa possível, é necessário que não esteja ocorrendo nenhum tipo de tráfego na placa de rede a não ser a página do velocímetro RJNET aberta, pois caso estejam ocorrendo outras transferências, a velocidade será dividida para atender a transferência do arquivo de 100KB que o velocímetro envia.

Nenhum comentário:

O Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas das Faculdades Integradas Simonsen - FIS, é um curso presencial, reconhecido pela Portaria 1.003 de 12.07.1993 (D.O.U. 13.07.1993), com carga horária mínima de 2.334 horas, que poderão ser cumpridas em no mínimo 03 anos (06 semestres letivos) e foi recentemente aditado pela Portaria nº 281, 29 de setembro de 2009, publicada no D.O.U nº 188, de 01 de outubro de 2009, Seção 1, página 19.
Os graduados nos Cursos Superiores de Tecnologia denominam-se tecnólogos, são profissionais de nível superior com formação para a produção, inovação científico-tecnológica e para a gestão de processos de produção de bens e serviços.

Faculdades Integradas Simonsen