terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

[PHP] Introdução


Introdução ao PHP

1. O que é o PHP?

O PHP é uma linguagem de Scripting. Tem este nome porque o código PHP é interpretado e não compilado. Isto quer dizer que, ao invés de outras <>

2. Para que serve?

A função principal do PHP (e a melhor, visto ter sido para esta função que esta linguagem foi implementada) é a de desenvolvimento de conteúdos web. Ou seja, utiliza-se PHP para criar páginas dinâmicas e automáticas.

3. Em que consiste uma página dinâmica?

Entende-se por uma página dinâmica, toda a página que é gerada quando existe um pedido no servidor. Ou seja, a página que chega ao utilizador não existe "escrita" no servidor. Existem sim os conteúdos, que serão depois colocados nos respectivos locais, na página, consoante os pedidos. O melhor exemplo de um site dinâmico, é um motor de pesquisa. É impossível (e impensável) armazenar todas as combinações de páginas que surgem, quando fazemos diversas pesquisas. Quer isto dizer, que as paginas não existem e são "geradas" com informações que estão em bases de dados, quando fazemos um pedido sobre qualquer coisa.

4. Então como funciona o PHP para automatizar uma página?

É muito simples se pensarmos neste modo: Tudo o que sai do código PHP (output), é HTML. Logo é fundamental ter conhecimentos de HTML para se saber como fazer o que pretendemos. Num simples esquema, podemos ter qualquer
coisa do tipo:

PHP -> Servidor Web -> Interpretador -> HTML -> Utilizador

Basta entender este simples esquema e já se começa a perceber a filosofia do PHP!


Obs:. Está postagem não é referente ao conteúdo programático utilizado pelo professor.

Nenhum comentário:

O Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas das Faculdades Integradas Simonsen - FIS, é um curso presencial, reconhecido pela Portaria 1.003 de 12.07.1993 (D.O.U. 13.07.1993), com carga horária mínima de 2.334 horas, que poderão ser cumpridas em no mínimo 03 anos (06 semestres letivos) e foi recentemente aditado pela Portaria nº 281, 29 de setembro de 2009, publicada no D.O.U nº 188, de 01 de outubro de 2009, Seção 1, página 19.
Os graduados nos Cursos Superiores de Tecnologia denominam-se tecnólogos, são profissionais de nível superior com formação para a produção, inovação científico-tecnológica e para a gestão de processos de produção de bens e serviços.

Faculdades Integradas Simonsen