sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

[INFORMAÇÃO] Evolução Acadêmica - Parte I

Evolução acadêmica

Ensino básico

Ensino secundário

Ensino superior

A graduação, nos sistemas de educação superior inspirados no modelo francês se refere ao primeiro título universitário recebido por um indivíduo. Os cursos de graduação são, portanto, os primeiros a serem freqüentados por alguém que procura formação superior: em geral, o termo graduação está cotidianamente associado também à idéia de formação profissional de nível superior, embora ele não se restrinja e isto.

Os países lusófonos em geral adotam o termo para se referir a uma formação superior completa e que garante ao titular dela a possibilidade de exercer a profissão para a qual se graduou ou de continuar seus estudos em nível de pós-graduação (como o Mestrado e Doutorado), embora cada país possua especificidades próprias.

Os países anglófonos, em geral, tendem a adotar o termo undergraduate studies (que poderia ser traduzido como algo do tipo "estudos inferiores à graduação") para se referir ao significado de graduação citado nos parágrafos anteriores. Nestes países, costumam ser exigidos os chamados post-graduate studies (expressão livremente traduzida como "estudos de pós-graduação") para garantir ao seu titular o direito de exercer determinadas profissões ou de continuar seus estudos em nível de Mestrado ou Doutorado. Porém, se comparados aos sistemas educacionais lusófonos, estes estágios de "pós-graduação" seriam considerados apenas um tipo especial de "graduação" ou à especialização.

Graduação no Brasil

Os cursos de graduação no Brasil estão tradicionalmente ligados às grandes áreas do conhecimento (como Física, Química, Letras, Economia etc), a campos das artes (como Artes plásticas, Artes cênicas), ou a formações profissionais de perfil generalista (como as tradicionais Medicina, Direito, e as Engenharias, e outras como Administração de empresas, Jornalismo, etc). Estão divididos nas categorias:

  • Bacharelado. Tem duração normal de quatro anos a seis anos e é oferecido na maioria das áreas de estudo em artes, ciências humanas, ciências sociais, matemática, ciências naturais e nas profissões regulamentadas pelo Estado, por exemplo arquitetura, engenharia, farmácia, medicina, odontologia, veterinária, entre outros que constam no cadastro de cursos superiores do MEC.
  • Licenciatura. Habilita o seu titular a ser um professor em escolas de Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, neste caso, a formação se dá no curso de Pedagogia, ou nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, neste caso, a formação se dá nas licenciaturas das áreas específicas do conhecimento (licenciatura em Física, em Matemática, em Geografia, etc.) Originalmente, o licenciado também podia ser professor em universidades, mas a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação impede tal atividade. Apenas os cursos ligados a alguma área tradicional do conhecimento permitem a obtenção de tal diploma (como por exemplo o curso de Letras, que habilita seu diplomado a ser professor de um idioma e a sua literatura) ou a alguma atividade artística (como nos cursos de Educação artística, que licenciam seus diplomados a serem professores de artes em geral).
  • Tecnologia. Habilita o seu titular a ser um tecnólogo, i.e., mão-de-obra especializada em diversas áreas do conhecimento, geralmente voltado à indústria. Oferecida igualmente por universidades ou faculdades e sua duração varia entre 2 a 3 anos. Ex: Tecnólogo em Gestão Tributária, Tecnólogo em Construção Civil, Tecnólogo em Citotecnologia, Tecnólogo em Sistemas de Informação, Tecnólogo em Informática, Tecnólogo em Gestão (Tributária, Empresarial), Tecnólogo em Logística etc.

No Brasil, o grau de bacharel é conferido no nível de graduação na maioria das áreas do conhecimento humano, incluindo matemática e estatística, ciência da computação, ciências naturais, ciências sociais, filosofia, direito, artes e humanidades. São obtidos normalmente em cursos superiores de quatro anos, à exceção do bacharelado em direito, composição musical e ciência da computação, em algumas universidades, que requerem cinco anos de estudos. Podem ser oferecidos em centros universitários, faculdades e universidades.

Bacharelado versus diplomas profissionais

A partir de 2008, seguindo portaria do MEC de 2006, algumas universidades do sul do Brasil estão conferindo diplomas de bacharelado para cursos profissionalizantes (ex: Medicina e Arquitetura). Inclusive houve, em 2008, uma mudança no Edital dos vestibulares destes cursos. A medida está sendo estudada por advogados do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, com possibilidade de recurso frente a esta decisão.

No Brasil, a licenciatura habilita o seu titular a ser professor em escolas de Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, caso em que a formação se dá no curso de Pedagogia, ou nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, caso em que a formação se dá nas licenciaturas das áreas específicas do conhecimento (licenciatura em Física, em Matemática, em Geografia, etc.) O licenciado, assim como o Bacharel, também pode ser professor em universidades, na categoria de professor auxiliar, mas a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação dificulta tal atividade uma vez que prioriza docentes com Mestrado ou Doutorado. Apenas os cursos ligados a alguma área tradicional do conhecimento permitem a obtenção de tal diploma (como por exemplo, o curso de Letras, que habilita seu diplomado a ser professor de um idioma e a sua literatura) ou a alguma atividade artística (como nos cursos de Educação artística, que licenciam seus diplomados a serem professores de artes em geral).

Licenciaturas e níveis de ensino correspondentes

  • Licenciatura em Pedagogia: Educação Infantil e Ensino Fundamental (séries iniciais);
  • Licenciaturas em áreas específicas do conhecimento: Ensino Fundamental (séries finais) e no Ensino Médio.

Cursos superiores de tecnologia constituem a etapa da educação superior do sistema de educação profissional brasileiro. Trata-se de cursos de graduação que conferem o grau de tecnólogo ao seu concluinte.

Sendo parte da educação profissional, são cursos cuja vocação é atender a demandas específicas do mercado de trabalho. Os primeiros cursos de tecnologia datam da década de 1970 e hoje são ministrados em todo o Brasil, tanto em instituições públicas como em instituições privadas.

Pós-Graduação é todo curso regular cujos participantes têm diploma de curso superior, segundo definições do MEC - Ministério da Educação e Cultura, através da SESU - Secretaria de Educação Superior e do CNE - Conselho Nacional de Educação."Lato Sensu", MBA ou Especialização, possui objetivo técnico-profissional específico e direcionado ao treinamento profissional ou científico e com duração mínima de 360 horas. Embora o tipo de Pós-Graduação denominado MBA exista há muito, sobretudo nos EUA, talvez nunca estiveram tão em voga como atualmente. Esses cursos tem um perfil mais prático e via de regra visam formar ou aperfeiçoar executivos.

Fontes em:

http://www.simonsen.br/pos/perguntas_frequentes.php


http://pt.wikipedia.org/wiki/Cursos_superiores_de_tecnologia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gradua%C3%A7%C3%A3o

http://pt.wikipedia.org/wiki/Licenciatura


http://pt.wikipedia.org/wiki/Bacharelado


Nenhum comentário:

O Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas das Faculdades Integradas Simonsen - FIS, é um curso presencial, reconhecido pela Portaria 1.003 de 12.07.1993 (D.O.U. 13.07.1993), com carga horária mínima de 2.334 horas, que poderão ser cumpridas em no mínimo 03 anos (06 semestres letivos) e foi recentemente aditado pela Portaria nº 281, 29 de setembro de 2009, publicada no D.O.U nº 188, de 01 de outubro de 2009, Seção 1, página 19.
Os graduados nos Cursos Superiores de Tecnologia denominam-se tecnólogos, são profissionais de nível superior com formação para a produção, inovação científico-tecnológica e para a gestão de processos de produção de bens e serviços.

Faculdades Integradas Simonsen