quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

[ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS] Andrew S. Tanenbaum


Andrew Tanenbaum fala sobre "Quem escreveu o Linux"

Primeiramente, para quem não sabe, Andrew S. Tanenbaum já escreveu 15 livros na área de informática (arquitetura de computadores, sistemas operacionais e outros), livros estes que são certamente citados como referência por professores de diversas universidades brasileiras.
Palavras de Tanenbaum:
"A história do UNIX e seus vários filhos e netos tem estado nos noticiários recentemente como resultado de um livro da instituição 'Alexis de Tocqueville'. Como eu estava envolvido em parte desta história, sinto que tenho a obrigação de esclarecer e corrigir alguns erros extremamente sérios. Mas primeiro alguma informação de 'background'.
Ken Brown, presidente da 'Alexis de Tocqueville Institution', contatou-me no início de março. Ele disse que estava escrevendo um livro sobre a história do UNIX e gostaria de me entrevistar. Como eu escrevi 15 livros e estive envolvido com a história do UNIX de diversas maneiras, eu disse que estava disposto a ajudar. Fui entrevistado por muitas pessoas por muitas razões ao passar dos anos, e estive na TV alemã e americana e rádio e em vários jornais e revista, então não pensei muito sobre isto."
Resumindo o que mais nos interessa, Tanenbaum deixa claro que Ken Brown estava mesmo interessado em saber se era possível uma única pessoa escrever um sistema operacional e que este não entendia nada de copyrights, patentes e marcas registradas. Tanenbaum explica também a razão de acreditar que Linus escreveu o linux kernel sozinho e inclusive cita outros sistemas operacionais que foram escritos por autores únicos.
Relato completo de Tanenbaum Clique Aqui


Adm. de Sistemas Operacionais - Bibliografia

LIVRO - Sistemas Operacionais – Projeto e Implementação” - Autor: Andrew S. Tanenbaum

Este é o único livro didático sobre sistemas operacionais que consegue equilibrar a teoria e a prática. Os autores atingem essa importante meta cobrindo, primeiro, todos os conceitos fundamentais dos sistemas operacionais, tais como processos, comunicação interprocesso, entrada/saída, memória virtual, sistemas de arquivos e de segurança. Estes princípios são, então, ilustrados através do uso de um pequeno sistema operacional real, semelhante ao UNIX, chamado MINIX, que permite aos alunos testar seus conhecimentos em projetos práticos.

E-book (26,9mb) Clique Aqui



Nenhum comentário:

O Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas das Faculdades Integradas Simonsen - FIS, é um curso presencial, reconhecido pela Portaria 1.003 de 12.07.1993 (D.O.U. 13.07.1993), com carga horária mínima de 2.334 horas, que poderão ser cumpridas em no mínimo 03 anos (06 semestres letivos) e foi recentemente aditado pela Portaria nº 281, 29 de setembro de 2009, publicada no D.O.U nº 188, de 01 de outubro de 2009, Seção 1, página 19.
Os graduados nos Cursos Superiores de Tecnologia denominam-se tecnólogos, são profissionais de nível superior com formação para a produção, inovação científico-tecnológica e para a gestão de processos de produção de bens e serviços.

Faculdades Integradas Simonsen