quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

[Linguagem Técnica Web] Introdução ao ASP


Introdução

ASP é a sigla para Active Server Pages, ou, interpretando, "Páginas Ativas de Servidor". Trata-se de uma linguagem para Web criada pela Microsoft. Seu objetivo é permitir a criação de páginas e aplicações Web dinâmicas, ou seja, que de alguma forma, permita interação com o usuário. Este artigo, criado com apoio de informações do site Macoratti (www.macoratti.net), mostrará o funcionamento da linguagem ASP e indicará alguns aspectos que ajudarão quem deseja aprender esta linguagem. Espera-se que o leitor tenha, ao menos, conhecimento básico de HTML e lógica de programação para entender o texto.

ASP - Como funciona

Todo arquivo feito em ASP tem extensão .asp. Este arquivo possui código em HTML e scripts, que contém as instruções que geram algum tipo de interatividade com o usuário. Por exemplo, o cadastro em um site, uma compra em um site de comércio, data e hora atual, ver e mandar e-mails são exemplos de interações que o ASP pode proporcionar. O ASP também permite acesso a banco de dados que suportam ODBC (Open Data Base Connectivity) e acesso por ADO (Active Data Objects).

As páginas em ASP, os scripts ou os serviços requeridos não são executados no computador de quem acessa essas páginas. Ao acessar uma página desse tipo, o servidor que a hospeda deverá ter suporte a ASP e então processar as solicitações presentes na página e "entregar" o resultado no navegador do usuário, em formato HTML.

Para que o servidor possa processar as requisições e entregar o resultado ao visitante da página, é necessário que nele esteja instalado o IIS (Internet Information Server) ou outro programa-servidor capaz de processar páginas em linguagem ASP. Explicando de forma simplificada, ao visitar um site em ASP, qualquer solicitação é enviada ao IIS para ser processada e, em seguida, os resultados são entregues ao visitante, através de informações em HTML exibidas no navegador.

O que a linguagem ASP oferece

A linguagem ASP possui várias vantagens:

Independência do navegador - qualquer navegador de internet, em qualquer sistema operacional, pode acessar sites em ASP, pois todo o processamento de informações é feita no servidor e somente os resultados são mostrados ao usuário;

Código-fonte protegido - os visitantes de sites em ASP somente enxergam os resultados do processamento em páginas HTML, o que impede que o código-fonte seja visualizado;

Banco de dados - a linguagem ASP funciona muito bem para visualizar e manipular informações em bancos de dados que suportam OBDC;

Linguagem similar ao Visual Basic - se você já programa em Visual Basic terá muita facilidade em aprender ASP, pois ambas as linguagens são parecidas;

Aprendizado descomplicado - mesmo que você não conheça Visual Basic, poderá aprender ASP sem dificuldades. A linguagem é clara e cheia de recursos.

___________________________

Tutorial de Introdução (Clique Aqui)
___________________________

Nenhum comentário:

O Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas das Faculdades Integradas Simonsen - FIS, é um curso presencial, reconhecido pela Portaria 1.003 de 12.07.1993 (D.O.U. 13.07.1993), com carga horária mínima de 2.334 horas, que poderão ser cumpridas em no mínimo 03 anos (06 semestres letivos) e foi recentemente aditado pela Portaria nº 281, 29 de setembro de 2009, publicada no D.O.U nº 188, de 01 de outubro de 2009, Seção 1, página 19.
Os graduados nos Cursos Superiores de Tecnologia denominam-se tecnólogos, são profissionais de nível superior com formação para a produção, inovação científico-tecnológica e para a gestão de processos de produção de bens e serviços.

Faculdades Integradas Simonsen