sábado, 7 de fevereiro de 2009

[LINGUAGENS] Que língua o computador entende?

Os link's são para wikipedia.

Linguagem em programação é a forma de comunicação usual entre computador e usuário.

Cada tipo de linguagem de programação tem suas próprias regras ou formas usuais de passar a instrução para que o computador “entenda”, o que chamamos de sintaxe. Quando falamos de uma forma que a máquina entende, conseguimos estabelecer comunicação e o programa funciona corretamente.

Classificamos as linguagens em: linguagem de “alto nível”, que é facilmente entendida como a linguagem humana;

Exemplos: ASP; C; C++; C#; Pascal; Java; PHP; Python; Tcl; Basic; Visual Basic.

E linguagem de “baixo nível”, que é o código de máquina, facilmente entendido pelo computador.

Exemplos: Assembly (não é Assembler)

As linguagens de programação podem ser convertidas de alto para baixo nível por compiladores ou interpretadores, que visam tornar a leitura feita pelo computador mais fácil, como um tradutor.

Quando toda a instrução é traduzida e depois executada, dizemos que o “programa”, ou instrução foi compilada, geralmente programas compilados são salvos e podem ser reutilizados sem a necessidade de compilar novamente (o programa foi criado), geralmente são mais rápidos que programas interpretados;

Exemplos: Ada; ALGOL; BASIC; C; C++; CLEO; COBOL; Cobra; Delphi; Eiffel; Fortran; Objective-C; Pascal; Visual Basic; Visual FoxPro; Visual Prolog.

Se toda a instrução é traduzida à medida que vai sendo utilizada (traduzindo e executando linha a linha), então dizemos que o programa foi interpretado, programas interpretados geralmente são mais lentos que os compilados, porém são mais flexíveis (pode-se mudar as instruções do programa facilmente e executar com a mudança após as alterações). Toda linguagem script é interpretada e os programas feitos nela são chamados scripts.

Exemplos: ASP; APL; Bistro; brainfuck; BASIC; C; C#; CYBOL; Icon; Java; JavaScript; Lisp; Logo; Lua; MUMPS; PHP; Python; Ruby; Scheme; Smalltalk; VisualAge; VisualWorks; Tcl; Euphoria; ActionScript.

Existem formas que usam os dois casos para aumentar a performance dos programas.

Nenhum comentário:

O Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas das Faculdades Integradas Simonsen - FIS, é um curso presencial, reconhecido pela Portaria 1.003 de 12.07.1993 (D.O.U. 13.07.1993), com carga horária mínima de 2.334 horas, que poderão ser cumpridas em no mínimo 03 anos (06 semestres letivos) e foi recentemente aditado pela Portaria nº 281, 29 de setembro de 2009, publicada no D.O.U nº 188, de 01 de outubro de 2009, Seção 1, página 19.
Os graduados nos Cursos Superiores de Tecnologia denominam-se tecnólogos, são profissionais de nível superior com formação para a produção, inovação científico-tecnológica e para a gestão de processos de produção de bens e serviços.

Faculdades Integradas Simonsen