sexta-feira, 15 de outubro de 2010

[INFORMAÇÃO] O cliente tem sempre a razão ?

Todos os dias, empresas passam por diversas situações com seus clientes. A opnião de quem entende sobre a opnião de quem paga é um fator muito importante que venho abordar hoje com vocês do Guia do PHP. Para todo e qualquer cliente, profissionais de informática são considerados mágicos, pois é só estalar os dedos e nós conseguimos realizar as tarefas solicitadas.

Muitas tarefas são como mágicas e conseguimos realizar normalmente sem nenhuma complicação, mas outras infelizmente é preciso muita dedicação e uma boa estrutura para desenvolvimento. Conseguir entender e aplicar a mensagem que o cliente esta tentando passar não é uma tarefa muito boa, para muitas empresas existe um profissional especializado nisso, o Analista de Sistemas. É ele quem realiza todo levantamento de dados diretamente com o cliente e será o responsável por passar a mensagem do cliente para a equipe de desenvolvimento.

Mas porque tanta dificuldade em obter informações ? Até que ponto nós profissionais técnicos temos razão e podemos dar opnião no projeto de nossos clientes ?

Em todos todos os projetos que desenvolvemos temos que ficar como um juíz , profissional que esta entre o cliente e a tecnologia. Não podemos passar para o cliente que uma solução é viável se não existir tecnologia para desenvolver tal solução. Certos clientes acham que por mais simples que seja qualquer funcionalidade e ferramenta, tudo é possível. Mas isso nem sempre acontece, precisamos saber impor os limites e mostrar de uma forma adequada o que é o certo e o que é errado, pois somos nós que conhecemos a tecnologia.

Nos últimos tempos, onde a demanda de trabalho esta em alta, os clientes estão cada dia mais exigentes em nível pessoal e técnico. Fatores que influenciam na decisão de um cliente:

* Apresentação
* Postura
* Comunicação
* Portfólio
* Atenção

Esses são itens que devem ser primados para que consiga sucesso em seus projetos, pois sem um bom tratamento com os clientes não se mantém um bom relacionamento de trabalho.

Mas até onde consigo dar opnião para o meu cliente ?

Às vezes o cliente lhe apresenta uma idéia e vai até o último momento acreditando nessa idéia, mostrando que é a melhor solução para o seu problema. Isto é uma situação complicada, pois existem clientes que buscam o profissional mas quem apresenta a solução é ele rsrs. Quem é da área sabe o que estou falando. Com isso, precisamos explicar para o cliente a melhor solução para aquele problema, mesmo essa sendo diferente da que ele planejou. Pois de fato somos profissionais de tecnologia e temos o conhecimento a nosso favor.

Mas nem sempre o cliente aceita essa opnião, é onde entra uma válvula de escape para todo profissional. Apresentar cases parecidos de concorrentes. Com isso, você mostra pro cliente o que esta acontecendo no segmento de mercado em que ele atua e o que os seus concorrentes estão apresentando para os clientes. Às vezes dá certo, porém existem situações onde o cliente não deixa você opniar e acha que a idéia dele é a melhor solução para o problema.

Nosso objetivo como profissionais de tecnologia é sempre motivar o cliente e mostrar para ele que somos capazes de desenvolver ferramentas que irão solucionar o problema. Passar confiança para que a partir disso, ter a liberdade de desenvolver um projeto com qualidade.


Lembre-se, nem sempre o cliente terá razão, mas poderá achar que sim. Cabe a nós, estabelecer um nível de comunicação e gerar um acordo sensato e com a possibilidade de novos negócios.

Como ?

* Defina seus valores, princípios e até onde poderá chegar seu trabalho e relacionamento com o cliente.
* Seja firme na defesa das suas idéias. Nunca se esqueça, você é quem tem o conhecimento técnico.
* Conheça o cliente, estude, analise e apresente a melhor solução. Isso ajudará na decisão dele.

Bem, vale a pena pensar numa frase que foi publicada no editorial do The Wall Street Journal, em 1992:

“Você pode demitir seus clientes”.

Sucesso.

por: Pablo Garrido

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O Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas das Faculdades Integradas Simonsen - FIS, é um curso presencial, reconhecido pela Portaria 1.003 de 12.07.1993 (D.O.U. 13.07.1993), com carga horária mínima de 2.334 horas, que poderão ser cumpridas em no mínimo 03 anos (06 semestres letivos) e foi recentemente aditado pela Portaria nº 281, 29 de setembro de 2009, publicada no D.O.U nº 188, de 01 de outubro de 2009, Seção 1, página 19.
Os graduados nos Cursos Superiores de Tecnologia denominam-se tecnólogos, são profissionais de nível superior com formação para a produção, inovação científico-tecnológica e para a gestão de processos de produção de bens e serviços.

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