sábado, 9 de outubro de 2010

[INFORMAÇÃO] O Caso Jovem Nerd - Empreendedorismo

O caso de sucesso do site e podcast sobre o mundo nerd mostra que a partir da identificação com o público é possível receber publicidade e vender produtos da marca.

Por Matheus Pacheco
A cena é inusitada: numa sessão de autógrafos, uma multidão ansiosa pelos autógrafos dos empresários da editora, das mulheres deles, dos amigos deles e dos filhos deles, tanto quanto do próprio autor.
Aconteceu com os empresários e blogueiros Alexandre Ottoni e Deive Pazos no lançamento do livro do amigo e autor Eduardo Spohr, A Batalha do Apocalipse. Nunca ouviu falar? O site que eles criaram, Jovem Nerd, tem mais de 25 mil acessos diários e o livro de Spohr, lançado pelo selo vinculado ao site, se tornou o livro mais vendido no estande da Editora Record na Bienal do Livro 2010 em São Paulo.
Mas o que faz tanta gente querer suas contra-capas autografadas não só pelo autor mas por outras pessoas que, à primeira vista, não têm conexão nenhuma com a obra? Simples: são todos participantes do conteúdo base que sustenta toda a estrutura do site, que é um podcast.
Um podcast é um arquivo de áudio, parecido com um programa de rádio, mas que as pessoas baixam e ouvem onde e quando quiserem no seu tocador de mp3 (a parte “pod” do nome combina com Ipod). No caso, o “nerd”cast vai ao ar toda sexta-feira e é um papo descontraído entre amigos, com o que seria a visão nerd sobre os mais variados temas (inclusive os não nerds).
O formato aparentemente despretensioso os tornou famosos. Os participantes, ao exporem suas histórias, gostos e visões tão variadas (há o sarcástico, o escritor, o que mora no exterior, o amigo-enciclopédia), criam uma discussão equilibrada e várias possibilidades de identificação com o espectador.
Ao mesmo tempo, compartilham com os ouvintes um interesse comum, o olhar nerd sobre o mundo. Como empreendedores com o mesmo interesse que seus clientes, eles se colocam como consumidores e estabelece-se o par.
Prova desse elo é um vídeo publicado no site em que eles aparecem adquirindo várias caixas de actions figures nos EUA (“figura plástica posável de um personagem”, segundo a Wikipédia; “brinquedo adulto” parece um pouco mais claro para que não é iniciado).
Ao concretizar um sonho tipicamente nerd “comprar quantos action figures for possível numa loja no exterior” eles demonstram o quanto compartilham naturalmente dos anseios de seus clientes. E é justamente essa familiaridade que tornou possível a tarde de autógrafos “coletiva”.
A intimidade entre empreendedor e cliente está refletida nos anúncios e produtos vendidos. O público elege as histórias mais marcantes dos programas, o que resulta em “melhores momentos” e canecas com as melhores frases dos participantes vendidas no site.
A caneca não é adquirida pela utilidade específica, mas pela capacidade e impacto que as frases impressas nela têm em fazer recordar o espectador momentos agradáveis de um dos seus programas favoritos. Além do fator emocional, o consumidor ainda faz parte da confecção dos produtos e dos serviços que ele anseia.
Na parte da publicidade, os anúncios estão sempre de acordo com o tema do programa da semana. O ouvinte então sente uma relação mais honesta entre o site e ele. É menos uma publicidade bolada por especialistas em mercado e sim outros consumidores, quase amigos, dando a sua recomendação e aprovação.
Foi o caso do livro A Batalha do Apocalipse. Os blogueiros gostaram do livro do amigo e acreditaram em seu potencial comercial. Fizeram um nerdcast específico sobre o livro e lançaram alguns teasers durante outros (pequenos trechos do livro lidos por dubladores).
A estatística de 200 livros vendidos em duas horas e o posterior interesse da editora Record em republicar o livro demonstram o sucesso.
O site Jovem Nerd deixa claro a importância do vivenciar, da emoção e da identificação num empreendimento digital. O que vem bem a calhar no contexto atual já que, nesse tipo de abordagem, o cliente, de fato, recusa imitações.
As ferramentas online propiciam novas e inusitadas interações entre empreendedor e cliente – e a pergunta que não quer calar é: você está pronto para desbravá-las, explorar seu potencial no melhor nível? Está pronto para distribuir seu autógrafo?

Nenhum comentário:

O Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas das Faculdades Integradas Simonsen - FIS, é um curso presencial, reconhecido pela Portaria 1.003 de 12.07.1993 (D.O.U. 13.07.1993), com carga horária mínima de 2.334 horas, que poderão ser cumpridas em no mínimo 03 anos (06 semestres letivos) e foi recentemente aditado pela Portaria nº 281, 29 de setembro de 2009, publicada no D.O.U nº 188, de 01 de outubro de 2009, Seção 1, página 19.
Os graduados nos Cursos Superiores de Tecnologia denominam-se tecnólogos, são profissionais de nível superior com formação para a produção, inovação científico-tecnológica e para a gestão de processos de produção de bens e serviços.

Faculdades Integradas Simonsen