segunda-feira, 23 de março de 2009

[LINUX] Pacotes RPM

Pacote RPM
A palavra RPM é um acrônimo recursivo que significa RPM Package Manager. De modo resumido ele é o equivalente aos pacotes .deb ou, se preferir, aos arquivos .exe do Windows, já que serve para instalar, desinstalar e atualizar arquivos e/ou softwares no sistema operacional.

Como funciona?

Um RPM é, na verdade, um meta pacote. Para facilitar o entendimento, pense nele como um pacote com diversos rótulos colados nele e que cada um desses rótulos contém um tipo de informação que é “interessante” que seu sistema saiba. O software que você deseja instalar está lá, compactado por um processo antigo e eficiente chamado cpio.

O que vem no RPM está “pré-compilado”. Isso quer dizer que o software foi preparado em outra máquina, o resultado da compilação foi empacotado e tudo que você faz é instalar o software pronto para usar.

A anatomia de um pacote RPM é a seguinte:

  1. O início do pacote RPM é a “guia” que ensina ao sistema operacional que se trata de um pacote RPM. Nessa seção existem cabeçalhos lidos pelo sistema que são importantes para o manuseio do pacote. Aqui cabe uma boa analogia com o GRUB.
  2. Esta seção armazena assinaturas que garantem a autenticidade dos pacotes. É possível, por exemplo que um distribuidor assine seus RPMs com sua própria marca, que é identificada pelo sistema. Isso reforça a segurança e permite a um usuário instalar (ou não) somente softwares disponibilizados por distribuidores cuja assinatura seja confiável (como Fedora, Red Hat, Mandriva, Opensuse…).
  3. Na terceira seção permanecem as informações como nome do software, versão, release, descrição, lista de arquivos, dependências… Essas entradas são armazenadas no banco de dados do RPM.
  4. A quarta (e maior) seção contém, finalmente, os arquivos compactados. Na figura ela é representada por .tar.gz mas isso é meramente ilustrativo. Na verdade, o método de compressão é o cpio. Cada pacote RPM tem uma limitação de tamanho: 2 GB para sistemas 32 bits e 4 GB para sistemas 64 bits.
por: LonelySpooky
em: http://lonelyspooky.com/2009/01/25/como-funciona-pacotes-rpm/
(com história e maiores detalhes)

Nenhum comentário:

O Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas das Faculdades Integradas Simonsen - FIS, é um curso presencial, reconhecido pela Portaria 1.003 de 12.07.1993 (D.O.U. 13.07.1993), com carga horária mínima de 2.334 horas, que poderão ser cumpridas em no mínimo 03 anos (06 semestres letivos) e foi recentemente aditado pela Portaria nº 281, 29 de setembro de 2009, publicada no D.O.U nº 188, de 01 de outubro de 2009, Seção 1, página 19.
Os graduados nos Cursos Superiores de Tecnologia denominam-se tecnólogos, são profissionais de nível superior com formação para a produção, inovação científico-tecnológica e para a gestão de processos de produção de bens e serviços.

Faculdades Integradas Simonsen