sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

[REDE] Segurança sem fio

Usuários (e donos) de serviços importantes e populares como Facebook, Google, Yahoo e Twitter estão de cabelo em pé com a informação de que qualquer um, compartilhando uma conexão wireless não segura, pode ter suas contas hackeadas por outro usuário simplesmente usando uma extensão para Firefox.
O programador de Seattle, Eric Butler, desenvolveu a extensão Firesheep justamente para destacar o nível de gravidade do problema: se qualquer um, com uma simples extensão de navegador, consegue invadir tantos serviços importantes, devemos realmente confiar nesses serviços para gerenciar nossas vidas?
A vulnerabilidade exposta pelo Firesheep não é nenhuma novidade, muitos websites grandes transmitem as chaves para a sua conta – seus coockies de login http – sem nenhuma proteção e qualquer um com acesso a uma rede desprotegida pode capturá-los (e usá-los).
É claro que se você navega em uma rede wireless segura não precisa se preocupar, mas a grande quantidade de redes abertas ou com a fraca encriptação WEP, comum em cibercafés, lojas, shoppings, restaurantes e outras centenas de lugares é de deixar qualquer um preocupado.
Eu, particularmente, sempre ajo com cautela quando vejo que não estou numa conexão https e vejo o lado bom dessa histeria causada pela extensão Firesheep, já que isso vai obrigar os grandes websites a largarem a preguiça e, finalmente, começarem a fornecer conexões seguras o tempo todo, em vez de somente no momento do login.

por: LONELYSPOOKY

Realizadores e idealizadores do Projeto: Rafael Soares, Bruno Salgado, respectivamente diretor de tecnologia e diretor executivo da Clavis, Benito Paret, presidente do Seprorj e Alberto Blois, presidente da Altex Realizadores e idealizadores do Projeto: Rafael Soares, Bruno Salgado, respectivamente diretor de tecnologia e diretor executivo da Clavis, Benito Paret, presidente do Seprorj e Alberto Blois, presidente da Altex

Milhares de redes sem fio vulneráveis são detectadas no coração comercial do Rio de Janeiro

Na última terça-feira, 30 de novembro, Dia Internacional de Segurança da Informação (DISI), aconteceu oWar Driving Day RJ (www.wardrivingday.org), primeira edição de um projeto que pretende acontecer semestralmente em famosas ruas de uma grande cidade. Promovido pelo Sindicato das Empresas de Informática (SEPRORJ) e executado pela Clavis Segurança da Informação e Green Hat Segurança da Informação, tem como principais objetivos educar e alertar sobre a segurança da informação em redes sem fio.
A ação começou às 13h e se estendeu até mais ou menos 15h30m. O dia estava quente – os termômetros marcavam 37°. Um carro adesivado com duas antenas de alta potência presas ao teto e capazes de detectar redes wireless a alturas de até 20 andares, percorreu, em uma velocidade média de 25 km/h, a Avenida Rio Branco, coração comercial do Rio de Janeiro, cuja extensão é de 5,4 quilômetros.  Presentes, além do motorista, estavam ainda o jornalista André Machado, que cobre tecnologia e segurança digital no jornal O Globo, Bruno Salgado e Rafael Soares, respectivamente diretor executivo e diretor de tecnologia da Clavis, além de Sylvestre Mergulhão, diretor da Helabs, empresa especializada em desenvolvimento de software e auditor do projeto e Janaina Bernardes, da agência Tuiuiú, que atua como assessora de imprensa da Clavis.
Foram três voltas suficientes para detectar 3.670 redes sem fio (Wi-Fi), das quais 1.836 (50,04%) estavam sem qualquer protocolo de segurança. 282 (7,68%) apresentavam o recurso WEP (Wired-Equivalent Privacy), protocolo considerado extremamente vulnerável por especialistas do setor. Em contrapartida, 1.552 redes (42,28% do total) usavam proteção WPA, considerado segura (posição intimamente ligada à força da senha). É importante considerar que além de escritórios comerciais de importantes empresas, a Avenida Rio Branco abriga também muitos bancos. Porém, o War Driving Day se limitou a detectar as redes, mas sem as violar.
Estatísticas detalhadas serão divulgadas no dia 06 de janeiro no site do War Driving Day e no Blog SegInfo (http://www.seginfo.com.br), site especializado em informações, notícias e novidades relacionadas a área de Segurança da Informação. Fiquem atentos!

por: tuiuiucomunicacao

Nenhum comentário:

O Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas das Faculdades Integradas Simonsen - FIS, é um curso presencial, reconhecido pela Portaria 1.003 de 12.07.1993 (D.O.U. 13.07.1993), com carga horária mínima de 2.334 horas, que poderão ser cumpridas em no mínimo 03 anos (06 semestres letivos) e foi recentemente aditado pela Portaria nº 281, 29 de setembro de 2009, publicada no D.O.U nº 188, de 01 de outubro de 2009, Seção 1, página 19.
Os graduados nos Cursos Superiores de Tecnologia denominam-se tecnólogos, são profissionais de nível superior com formação para a produção, inovação científico-tecnológica e para a gestão de processos de produção de bens e serviços.

Faculdades Integradas Simonsen