Afinal o que é orientação a objeto e porque ele é importante?
A orientação a objetos é uma maneira de programar que trata de modelar os processos de programação de uma maneira próxima à linguagem humana: tratando componentes de um programa como um objeto com suas características e funcionalidades.
Programação Orientada a objetos (POO) é importante pela sua facilidade de se trabalhar com os códigos, por exemplo, se quisermos mudar algum código num determinado programa e ele usa esse mesmo código em varias paginas, isso te daria trabalho de ficar mudando tudo. Mas usando a POO podemos simplesmente alterar o código numa função que os demais se alteram também.
Uma outra coisa importante é que cada vez mais questões de POO estão sendo cobradas em provas de certificações, por isso se você pretende ser um profissional certificado é necessário aprender a programar orientado a objetos.
Para começar devemos saber conceitos essenciais de POO
Uma classe é basicamente um pedaço de software que contem:
Atributos (dados)
Métodos (funções)
Um Objeto representa uma coisa física, tangível, uma idéia ou conceito. Um objeto é uma instância de uma classe. Exemplo:
Um objeto pode ser composto de outros objetos .
Um objeto pode pedir a colaboração de outro objeto enviando um mensagem, o que significa invocar um método do outro.
Exemplo de uma classe:
O nome da classe, precedido da palavra reservada class e seguida de um par de chaves {} delimitará o código da classe.
Cada classe, no PHP, é um objeto, ou seja, uma coleção de métodos e propriedades.
O que são métodos e propriedades?
Propriedades nada mais são do que variáveis iternas de uma classe, ou seja funções que colocamos entre os {} da classe.
Um objeto da classe deve ser instanciado pelo operador new.
O operador permite referenciarmos atributos e métodos do objeto.
Uma classe pode extender (extends) outra classe qualquer, isso é chamado Herança.
As classes que herdam incluem os métodos como as propriedades da classe a partir da qual estão definidos.
Todos os atributos e métodos estão disponíveis imediatamente, pela variável $this.
VARIÁVEL $this
Quando definimos uma classe, podemos usar a variável $this
, que é o próprio objeto. Quando uma classe é instanciada em um objeto, e utilizamos a variável $this
, essa variável se refere ao objeto que estamos utilizando.
Importante ressaltar também que o script da classe principal deve ser chamado pelo script da classe secundária (a classe que está recebendo a herança).
A classe secundaria deve incluir a classe principal, use o comando include_once ou require_once para não ter problemas.
Vamos utilizar a classe secundária, para tal vamos criar um outro script em php que vai receber a classe principal que é ContaCorrente e a classe secundária que é ContaEspecial.
Métodos podem ser chamados como um método de classe, isto é, sem que exista uma referência a instância da classe.
Para tal utilizamos o operador ::
Caso faça referência à variável $this o método de classe irá falhar.
Utilizando um método de classe:
Por hoje é só, nas próximas aulas eu monstro mais alguns exemplos de códigos e depois vamos criar tutoriais e video aulas monstrando passo a passo e explicando mais detalhadamente como se programa orientado a objetos.
Espero que tenham gostado e até a próxima.
por: Julio Cesar
em: Guia do PHP
Nenhum comentário:
Postar um comentário