segunda-feira, 24 de maio de 2010

[PHP] Programação Orientada a Objeto

Muitas pessoas tem dúvidas de como é o php orientado a objeto, alguns dizem que é um bichoo de sete cabeças, outros dizem que é uma maravilha.

Afinal o que é orientação a objeto e porque ele é importante?

A orientação a objetos é uma maneira de programar que trata de modelar os processos de programação de uma maneira próxima à linguagem humana: tratando componentes de um programa como um objeto com suas características e funcionalidades.

Programação Orientada a objetos (POO) é importante pela sua facilidade de se trabalhar com os códigos, por exemplo, se quisermos mudar algum código num determinado programa e ele usa esse mesmo código em varias paginas, isso te daria trabalho de ficar mudando tudo. Mas usando a POO podemos simplesmente alterar o código numa função que os demais se alteram também.

Uma outra coisa importante é que cada vez mais questões de POO estão sendo cobradas em provas de certificações, por isso se você pretende ser um profissional certificado é necessário aprender a programar orientado a objetos.

Para começar devemos saber conceitos essenciais de POO

Uma classe é basicamente um pedaço de software que contem:

Atributos (dados)

Métodos (funções)

class POO   Programação Orientada a Objeto com PHP

Um Objeto representa uma coisa física, tangível, uma idéia ou conceito. Um objeto é uma instância de uma classe. Exemplo:

classe POO   Programação Orientada a Objeto com PHP

Um objeto pode ser composto de outros objetos .

Um objeto pode pedir a colaboração de outro objeto enviando um mensagem, o que significa invocar um método do outro.

Exemplo de uma classe:

Captura de tela 2010 04 23 às 15.32.34 POO   Programação Orientada  a Objeto com PHP

O nome da classe, precedido da palavra reservada class e seguida de um par de chaves {} delimitará o código da classe.

Cada classe, no PHP, é um objeto, ou seja, uma coleção de métodos e propriedades.

O que são métodos e propriedades?

Propriedades nada mais são do que variáveis iternas de uma classe, ou seja funções que colocamos entre os {} da classe.

Captura de tela 2010 04 23 às 15.29.02 POO   Programação Orientada  a Objeto com PHP

Captura de tela 2010 04 23 às 15.35.04 POO   Programação Orientada  a Objeto com PHP

Um objeto da classe deve ser instanciado pelo operador new.
O operador permite referenciarmos atributos e métodos do objeto.

Captura de tela 2010 04 23 às 15.47.13 POO   Programação Orientada  a Objeto com PHP

Uma classe pode extender (extends) outra classe qualquer, isso é chamado Herança.
As classes que herdam incluem os métodos como as propriedades da classe a partir da qual estão definidos.
Todos os atributos e métodos estão disponíveis imediatamente, pela variável $this.

VARIÁVEL $this

Quando definimos uma classe, podemos usar a variável $this, que é o próprio objeto. Quando uma classe é instanciada em um objeto, e utilizamos a variável $this, essa variável se refere ao objeto que estamos utilizando.

Importante ressaltar também que o script da classe principal deve ser chamado pelo script da classe secundária (a classe que está recebendo a herança).

Captura de tela 2010 04 23 às 16.08.49 POO   Programação Orientada  a Objeto com PHP

A classe secundaria deve incluir a classe principal, use o comando include_once ou require_once para não ter problemas.

Vamos utilizar a classe secundária, para tal vamos criar um outro script em php que vai receber a classe principal que é ContaCorrente e a classe secundária que é ContaEspecial.

Captura de tela 2010 04 23 às 16.22.43 POO   Programação Orientada  a Objeto com PHP

Métodos podem ser chamados como um método de classe, isto é, sem que exista uma referência a instância da classe.
Para tal utilizamos o operador ::
Caso faça referência à variável $this o método de classe irá falhar.

Captura de tela 2010 04 23 às 16.50.34 POO   Programação Orientada  a Objeto com PHP

Utilizando um método de classe:

Captura de tela 2010 04 23 às 16.53.11 POO   Programação Orientada  a Objeto com PHP

Por hoje é só, nas próximas aulas eu monstro mais alguns exemplos de códigos e depois vamos criar tutoriais e video aulas monstrando passo a passo e explicando mais detalhadamente como se programa orientado a objetos.

Espero que tenham gostado e até a próxima.

por: Julio Cesar

em: Guia do PHP

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O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas das Faculdades Integradas Simonsen - FIS, é um curso presencial, reconhecido pela Portaria 1.003 de 12.07.1993 (D.O.U. 13.07.1993), com carga horária mínima de 2.334 horas, que poderão ser cumpridas em no mínimo 03 anos (06 semestres letivos) e foi recentemente aditado pela Portaria nº 281, 29 de setembro de 2009, publicada no D.O.U nº 188, de 01 de outubro de 2009, Seção 1, página 19.
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