segunda-feira, 24 de maio de 2010

[CSS] Posicionamento com Z-index

A cada dia que passa utilizamos novas técnicas com CSS para estilizar nossos projetos. Hoje venho trazer uma técnica bem legal para posicionamento de imagens. Para quem não conhece o atributo ‘Z-index’, ele é utilizado para posicionar objetos uns por cima dos outros.

Mas vamos com calma, que esse atributo ainda vai dar o que falar…



Atributo Z-index em CSS

Hoje em dia temos diversas técnicas para manipular o posicionar objetos e blocos em nossos projetos, sejam com o atributo float, position e z-index etc.

Para mehor enteder vou explicar cada item acima.

Float: Esse atributo é responsável pelo posicionamento das caixas de layout do projeto. Seus valores são: left, right, none;

Position: Com este atributo conseguimos atribuir um valor absolut (absolute) e relativo (relative) para os objetos e blocos do nosso site e/ou projeto. É muito utilizado objetos que não conseguimos estilizar com o atributo Float.

Z-index: Este atributo é utilizado quando queremos manipular a exibição de objetos uns por cima dos outros. Os valores para esse atributo são atribuidos através de números.

Como posicionar um bloco com Z-index

Para que o atributo Z-index funcione temos que utilizar nos dois objetos que estamos formatando o atributo ‘position’, então temos com isso total liberdade de utilizar o atributo Z-index.

Para melhor entender veja a imagem abaixo a qual ilustrei com a demonstração do uso do atributo Z-index.

zindex1 Posicionamento com Z index em CSS

E com isso conseguimos um grande avanço em nossa diagramação em CSS, pois temos a possibilidade de dispor objetos uns por cima dos outros, sem afetar a nossa semâtica de desenvolvimento.

Não deixem de me seguir no twitter, estou sempre postando coisas novas por lá.

www.twitter.com/devpablogp

@devpablogp

Qualquer dúvida entrem em contato por e-mail: contato@pablogp.com

por: Pablo Garrido

em: Guia do PHP


Nenhum comentário:

O Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas das Faculdades Integradas Simonsen - FIS, é um curso presencial, reconhecido pela Portaria 1.003 de 12.07.1993 (D.O.U. 13.07.1993), com carga horária mínima de 2.334 horas, que poderão ser cumpridas em no mínimo 03 anos (06 semestres letivos) e foi recentemente aditado pela Portaria nº 281, 29 de setembro de 2009, publicada no D.O.U nº 188, de 01 de outubro de 2009, Seção 1, página 19.
Os graduados nos Cursos Superiores de Tecnologia denominam-se tecnólogos, são profissionais de nível superior com formação para a produção, inovação científico-tecnológica e para a gestão de processos de produção de bens e serviços.

Faculdades Integradas Simonsen