Antes de começarmos, vamos a conceitos importantes:
O PHP (um acrônimo recursivo para PHP: Hypertext Preprocessor) é uma linguagem de script open source de uso geral, muito utilizada e especialmente guarnecida para o desenvolvimento de aplicações Web embútivel dentro do HTML.
O PostgreSQL é um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) objeto-relacional de código aberto, com mais de 15 anos de desenvolvimento. É extremamente robusto e confiável, além de ser extremamente flexível e rico em recursos. Ele é considerado objeto-relacional por implementar, além das características de um SGBD relacional, algumas características de orientação a objetos, como herança e tipos personalizados.
O PHP possui interação com vários bancos de dados. São eles MySQL, PostgreSQL (os mais utilizados), Paradox, SQLite, dentre outros.
No caso, vamos focar especificamente na utilização do PHP com o banco de dados PostgreSQL.
O PostgreSQL é um sistema gerenciador de banco de dados, desenvolvido e distribuído como software livre. Ou seja, todos podemos utilizá-lo sem custo algum.
Quais as vantagens de utilizar-se o PostgreSQL ???
- O Postgresql possui muitos recursos que encontramos somente em grandes bancos de dados que custam fortuna, como o Oracle, por exemplo. Ele possui suporte a stored procedure, triggers, integridade transacional, é altamente extensível.
- Pode ser instalado em diversos sistemas operacionais, como o Linux, o Unix, Solaris, Windows, dentre outros.
- É gratuito, possui código fonte aberto e detém uma extensa documentação na WEB.
- Sempre são lançadas novas versões com melhorias, devido a extensa equipe de desenvolvimento espalhada no mundo inteiro.
Devido à série de funções existentes no PHP, integrando-o ao PostgreSQL, a parceria PHP e PostgreSQL é um ótima escolha do desenvolvedor que deseja criar websites dinâmicas ou sistemas ERP. O PostgreSQL também é muito adequado para o ensino acadêmico, devido a sua padronização e conformidade dos comandos.
por: Rosane
em: Guia do PHP
Nenhum comentário:
Postar um comentário