quarta-feira, 23 de junho de 2010

[SISTEMAS] Agilidade e otimização de projetos.

Atualmente para profissionais de tecnologia a busca por projetos e soluções esta cada vez maior, um profissional de desenvolvimento web se não tiver controle de seus freelas e de seus trabalhos ele poderá perder o rumo de tudo que esta fazendo por causa de uma falta de organização.

Hoje venho com um post diferente. Venho apresentar as vantagens de se fazer melhorias e o lucro que temos com propostas de otimização de projetos que já realizamos.

Um cliente quando busca um profissional e/ou empresa para realizar um determinado projeto, ele avalia diversos fatores: Estrutura, prazo de entrega, preço (principalmente, em outro post comento sobre este fator muito importante) e outros fatores que podem influenciar em partes na sua decisão. Após a decisão do cliente, o profissional web deverá prestar atenção para que devido a demanda que temos hoje em dia na internet, ele não acabe se enrolando em seus projetos e acabe deixando de lado a responsabilidade com seus clientes.

Um projeto exige agilidade sim, porém precisamos fazer um passo atrás do outro. Existem etapas que todo profissional deve seguir para resultar em um bom resultado no projeto. São eles: Análise, Arquitetura, Protótipo, Implementação, Homologação, Testes e Manutenção. Bem essas fases deverão ser seguidas por todo profissional, algumas delas se comunicam e em consequência disso podemos passar duas por vez e assim por diante.

A agilidade em um projeto se deve na questão que se damos um foco e priorizamos a entrega deste projeto tudo irá fluir melhor para a conclusão do mesmo. Caso profissional não tenha um foco em seu projeto, o tempo para o desenvolvimento irá aumentar, o cliente irá reclamar do prazo e com certeza não irá lhe indicar para outro.

A otimização de projetos é um fator importante. Eu, Pablo Garrido, profissional de internet a mais de 3 anos, procuro sempre ao término de cada projeto visualizar pontos onde poderei atingir o cliente futuramente com uma atualização, uma otimização em um determinado módulo de seu sistema. Isso é importante pois o cliente ao receber novamente uma proposta sua e consequentemente por outras empresas, se ele já teve um bom resultado com você, é claro que a preferência de desenvolvimento de uma atualização e/ou otimização será com você.

E tendo esses itens sólidos em sua vida como desenvolvedor, conseguimos organizar e definir metas. Que é o principal objetivo de um profissional. Alcançar metas.

por: Pablo Garrido

em: Guia do PHP

Nenhum comentário:

O Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas das Faculdades Integradas Simonsen - FIS, é um curso presencial, reconhecido pela Portaria 1.003 de 12.07.1993 (D.O.U. 13.07.1993), com carga horária mínima de 2.334 horas, que poderão ser cumpridas em no mínimo 03 anos (06 semestres letivos) e foi recentemente aditado pela Portaria nº 281, 29 de setembro de 2009, publicada no D.O.U nº 188, de 01 de outubro de 2009, Seção 1, página 19.
Os graduados nos Cursos Superiores de Tecnologia denominam-se tecnólogos, são profissionais de nível superior com formação para a produção, inovação científico-tecnológica e para a gestão de processos de produção de bens e serviços.

Faculdades Integradas Simonsen