domingo, 13 de junho de 2010

[PHP] Session em PHP


A muito tempo que aplicações na web utilizam sessões, sejam para guardar ou manipular quaisquer tipos de dados. A utilização de sessões se deve à necessidade de utilizar uma variável que se aplique a várias áreas do site e que se mantenha enquanto do browser estiver aberto. Neste artigo trago uma abordagem das principais funções em PHP para utilização no uso de sessões.

Definição de Sessão(conforme PHP.NET)

Suporte a sessões no PHP consiste de uma maneira de presevar dados através de acessos subsequentes. Isso permite a criação de aplicações mais personalizadas e aumenta o apelo do seu web site. Todas as informações estão na sessões Session reference.

Abaixo segue uma lista das principais funções que manipulam sessões em PHP.

SESSION_START()

Esta função é essencial para a utilização de variáveis de sessão em nosso site. Sem esta função é impossível utilizar sessão.

<+?+PHP session_start(); ?> (sem os sinais de mais)

A partir da inserção desta função já estamos habilitados a manipular qualquer tipo de dado com sessões em nossa página. Vale lembrar que essa função é necessária em cada página que fomos utilizar sessão. Se utilizamos um arquivo por include de topo, por exemplo se colocar no topo.php, não precisamos mais utilizar nas páginas já que esta fazendo referência via include.

SESSION_ID()

Essa função tem o objetio de retornar o valor(id) da sessão atual que estamos manipulando, exemplo, se aplicamos uma variável em uma sessão e quisermos saber qual sessão é essa atribuimos uma variável recebendo a função SESSION_ID(). Com isso imprimindo o valor desta variável iremos visualizar o ‘id’ da sessão atual que estamos trabalhando.

Exemplo:

<+?+PHP (sem os sinais de mais)

//DANDO INÍCIO A UTILIZAÇÃO DE SESSÕES

session_start();

//APLICANDO UMA VARIÁVEL COM A SESSÃO ATUAL

$sessao = session_id();

//EXIBINDO O VALOR DA SESSÃO ATUAL

echo $sessao;

?>

SESSION_REGENERATE_ID()

Esta função tem por objetivo criar um novo ‘id’ de sessão para o projeto que estamos manipulando então se temos uma sessão criada em um momento ao aplicar esta função é atribuída um novo ‘id’ para a sessão do site.

SESSION_DESTROY()

Essa função utilizamos quando desejamos destruir a sessão atual do browser. É muito utilizada em sistemas de logout de projetos e quando queremos destruir todas as variáveis de sessão do site/projeto.

Bem pessoal, por hoje é só.

por: Pablo Garrido
em: Guia do PHP

Nenhum comentário:

O Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas das Faculdades Integradas Simonsen - FIS, é um curso presencial, reconhecido pela Portaria 1.003 de 12.07.1993 (D.O.U. 13.07.1993), com carga horária mínima de 2.334 horas, que poderão ser cumpridas em no mínimo 03 anos (06 semestres letivos) e foi recentemente aditado pela Portaria nº 281, 29 de setembro de 2009, publicada no D.O.U nº 188, de 01 de outubro de 2009, Seção 1, página 19.
Os graduados nos Cursos Superiores de Tecnologia denominam-se tecnólogos, são profissionais de nível superior com formação para a produção, inovação científico-tecnológica e para a gestão de processos de produção de bens e serviços.

Faculdades Integradas Simonsen