domingo, 18 de abril de 2010

[INFORMAÇÃO] Cloud Print


A computação em nuvem ainda está em fase inicial de utilização, mas a Google já visualizou o potencial que essa nova tecnologia pode proporcionar, e uma demonstração do interesse em explorar esse “novo” nicho de mercado é o Google Cloud Print. Essa ferramenta foi anunciada pela própria Google no blog do projeto Chromium no dia 15, e permitiria a impressão de documentos de qualquer aplicativo instalado em qualquer dispositivo (computadores, smartphones, notebooks e netbooks) em qualquer impressora conectada à Internet.
Impressão a partir da nuvem. Reprodução/Google

O Google Chrome OS, sistema operacional para netbooks que foi mostrado em novembro passado, não usará drivers de impressoras por contar exclusivamente com o Google Cloud Print, e a proposta para outros sistemas operacionais é a mesma: levar o status da impressão como uma tarefa local para a nuvem, “libertando” assim os usuários dos drivers proprietários. Claro que com esse sistema, é imperativo que o usuário esteja conectado à Internet para poder imprimir, mas para quem já tem uma impressora, pode torná-la ponto de acesso do Google Cloud Print (via proxy) e permitir que documentos de amigos, colegas e funcionários sejam impressos sem o download do arquivo.

Já está em desenvolvimento, prioritariamente, um proxy para Windows; e em segundo plano ficam Linux e Mac OS. Uma interface web será necessária para visualização e ajustes pré-impressão, bem como API’s para gerenciar todo o processo.

São descritos dois modos de uso do Google Cloud Print:
-Primeiramente, tanto o dispositivo quanto a impressora teriam de estar conectados à Internet e com um proxy (pequeno software encarregado de fazer a interconexão entre um e outro) instalado no dispositivo onde a impresora estaria conectada;
-Em uma segunda maneira, o serviço seria feito por impressoras dedicadas e adaptadas para interagirem diretamente com a nuvem sem computadores intermediários; tal modelo ainda não existe – comercialmente falando, mas a Google aposta na criação de dispositivos dessa natureza para o uso total da nuvem em favor da Cloud Print.

E para quem já está interessado em saber mais sobre a ferramenta e desenvolver soluções para a Cloud Print, siga por aqui para ter acesso à documentação e ao código disponibilizado.

por: Augusto Pais
em: Guanabara.Info

Nenhum comentário:

O Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas das Faculdades Integradas Simonsen - FIS, é um curso presencial, reconhecido pela Portaria 1.003 de 12.07.1993 (D.O.U. 13.07.1993), com carga horária mínima de 2.334 horas, que poderão ser cumpridas em no mínimo 03 anos (06 semestres letivos) e foi recentemente aditado pela Portaria nº 281, 29 de setembro de 2009, publicada no D.O.U nº 188, de 01 de outubro de 2009, Seção 1, página 19.
Os graduados nos Cursos Superiores de Tecnologia denominam-se tecnólogos, são profissionais de nível superior com formação para a produção, inovação científico-tecnológica e para a gestão de processos de produção de bens e serviços.

Faculdades Integradas Simonsen