quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

[HARDWARE] Economia de Energia - TI verde


Energia em desktops

A maioria das atenções na área de economia de energia está em pequenos laptops e grandes servidores, mas também é possível economizar em desktops comuns. Sistemas que consomem menos de 80 watts geralmente são difíceis de otimizar, mas computadores que gastam 100 watts (sem incluir o monitor) tem espaço para melhorar.

A forma mais fácil de economizar energia no sistema é comprar um monitor LCD. Monitores de tubo (CRT) consomem entre 60 e 80 watts em uso, enquanto os LCD usam somente 25 a 35 watts, dependendo do brilho e do contraste. Se for preferível manter o velho CRT, não se esqueça de ativar o descanço de tela e selecionar "desligar a tela" como opção nele. Isso reduziu o consumo do monitor do nosso laboratório em 65 watts. Mesmo que o computador não transmita qualquer sinal (em modo de descanço por exemplo), o monitor CRT ainda consome alguns watts.

A tela desligada não tem grande efeito sobre o gasto de um LCD, mas o modo de suspenção (suspend) tem: telas LCD modernas gastam menos de 1 watt nesse estado. Com um uso diário de oito horas, o monitor CRT consumirá 8 x 365 x 80 watts por ano, ou seja, 233 kWh. O modo standby (16 horas a 6 watts x 365 dias) adicionará mais 35 kWh. Se o custo da energia for de 28 centavos por kWh, o CRT custará R$ 75,00 de luz por ano, contra aproximadamente R$ 22,00 do LCD.

A CPU e a placa de vídeo também são importantes gastadores. Se você não usa programas 3D, um chip de vídeo onboard é a melhor opção. Um driver especificamente projetado para o dispositivo em questão também pode ajudar a diminuir o seu consumo.

Um disco rígido consome entre 8 e 12 watts. Muitas máquinas antigas utilizam dois ou mais discos, pois os usuários acrescentam discos para incrementar o armazenamento. Substituir três discos pequenos por um moderno de 500 GB pode economizar 20 watts. Evite deixar CDs ou DVDs no leitor, a menos que sejam necessários. Alguns programas acessam esses dispositivos na inicialização. A maioria dos leitores de DVD gasta 20 watts para serem ligados e 30 watts em operação.

por: Karsten Reich
em: Revista Linux Magazine # 49 dezembro 2008

Nenhum comentário:

O Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas das Faculdades Integradas Simonsen - FIS, é um curso presencial, reconhecido pela Portaria 1.003 de 12.07.1993 (D.O.U. 13.07.1993), com carga horária mínima de 2.334 horas, que poderão ser cumpridas em no mínimo 03 anos (06 semestres letivos) e foi recentemente aditado pela Portaria nº 281, 29 de setembro de 2009, publicada no D.O.U nº 188, de 01 de outubro de 2009, Seção 1, página 19.
Os graduados nos Cursos Superiores de Tecnologia denominam-se tecnólogos, são profissionais de nível superior com formação para a produção, inovação científico-tecnológica e para a gestão de processos de produção de bens e serviços.

Faculdades Integradas Simonsen