sábado, 2 de julho de 2011

[LINUX] Animação web com software livre

 


O projeto ARDEN é uma série de animação, onde todos os arquivos, filmes finais e arquivos fontes, serão disponibilizados gratuitamente, sob a licença Creative Commons.

O projeto é construído com softwares livres, em ambiente Linux; e os fundos para sua produção estão sendo captados através de uma empresa de captação online, através da modalidade "crowdfunding".

A página do projeto é esta: http://br.ulule.com/arden/
Entrem, divulguem, colaborem!


A colaboração vai de cinco a cem reais, a partir de quarenta reais o colaborador recebe oficinas na forma de tutorial on line.

História do projeto
A gênese de um mundo mostrada a partir do aparecimento do homem. Toda a série se baseará na rivalidade de dois homens que chegam ao planeta em uma chuva de meteoros.


Proposta da Série
O ponto da série é a relação social do homem: o comportamento humano, a filosofia, a psicologia tratados de uma forma bem sutil que eleva a série em um nível superior de um simples entretenimento. Não existem diálogos, mas sim rosnados, grunhidos, expressões e gestos.

Toda evolução da espécie é mostrada através da ótica dos dois personagens principais, Grom e Grum. O mais agressivo e brutal dos personagens é Grom, que tem a evolução dos seus sucessores bem atrasada em relação ao progresso da evolução da civilização gerada por Grum.

A série é proposta para episódios de dois minutos, na faixa etária: 16 +; e o desenrolar da série se dá na evolução dos dois personagens principais durante as eras, sempre vivenciando a rivalidade.

Argumento do episódio piloto
É a chegada de Grom e Grum ao planeta. Neste episódio eles começam a se alimentar com os vegetais naturais, e ao começar a escacear a alimentação, Grom ataca Grum ferozmente. Sendo mais forte, Grom termina o episódio vencedor pensando ter eliminado Grum.
A primeira temporada é constituída de 6 episódios, já escritos até o momento 12 argumentos; completando desta forma 2 temporadas.

Concepção Visual
A série é toda construída em técnica mista, valorizando a animação de recortes pela rapidez e liberdade de criação. Os modelos têm apenas dois moldes para os seres humanos, sendo suas texturas o diferencial de cada indivíduo.

Como será usado o financiamento?
O financiamento é para a confecção do site e criação do episódio piloto da série.

- Em relação ao site, os custos são: Registro de domínio, hospedagem em servidor streaming, criação do site e manutenção do mesmo durante a série.

- Em relação ao episódio piloso: Remuneração de outros animadores que participarão da criação, animação, edição de áudio e edição do vídeo final.
Detalhamento:
- Criação do site R$ 1.300,00
- Hospedagem anual R$ 150,00
- Design: 1.000,00
- Animação, montagem: 2.250,00
- Criação e cópias dos DVDs : 200,00
- Envios das mídias pelo correio: 100,00

Sobre o autor do projeto
Ilustrador e animador, autor de curtas metragens de animação utilizando programas livres; autor de três projetos já aprovados pelas Leis Rouanet, ICMS e ISS.
Artista independente, que tem por objetivo a democratização da cultura através de processos de produção com utilização de programas livres.
  • Membro da ABCA ( Associação Brasileira de Cinema de Animação )
  • Animações 2D e 3D em vinhetas para comerciais de TV e vídeos institucionais ( Shell, GSK, Banco do Brasil, CNN América Latina )
  • Projetos elaborados, aprovados nas leis ROUANET E ICMS, e publicados no DIÁRIO OFICIAL ( EGO – Jogo Livre, Clássicos da Literatura em Animação e Circunstâncias - Animação 3D )
  • Diversas Palestras ministradas na área multimídia utilizando Softwares Livres ( UERJ , GNUGRAF, SIMONSEM, DIA D e CONSEGI 2010 )
  • Curtas-metragens de animação autorais e Portfólio: ( www.ricolandia.com )
A motivação para realizar este projeto de série de animação na Internet foi a descoberta destes novos recursos chamados de Crowdfunding, onde podemos captar valores pequenos, porém que viabilizam o início de projetos culturais.

Ricardo Graça é Empresário, Ilustrador, Animador, Diretor de criação da RME, Agente de cultura do Núcleo de Cultura Digital e Membro da ABCA

Nenhum comentário:

O Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas das Faculdades Integradas Simonsen - FIS, é um curso presencial, reconhecido pela Portaria 1.003 de 12.07.1993 (D.O.U. 13.07.1993), com carga horária mínima de 2.334 horas, que poderão ser cumpridas em no mínimo 03 anos (06 semestres letivos) e foi recentemente aditado pela Portaria nº 281, 29 de setembro de 2009, publicada no D.O.U nº 188, de 01 de outubro de 2009, Seção 1, página 19.
Os graduados nos Cursos Superiores de Tecnologia denominam-se tecnólogos, são profissionais de nível superior com formação para a produção, inovação científico-tecnológica e para a gestão de processos de produção de bens e serviços.

Faculdades Integradas Simonsen