Silvio Tanabe, consultor da Magoweb Marketing Digital e Soluções para Internet, elaborou uma pequena lista de cinco diretrizes básicas para o marketing digital em campanhas políticas. Veja os pontos levantados por ele:
Descentralização
Ao contrário das campanhas tradicionais, a ordem na internet é descentralizar, ou seja, incentivar os correligionários e simpatizantes a criar os próprios meios para divulgar seus candidatos. O comitê da campanha funciona como uma fonte de referência de conteúdo, colocando a disposição informações, notícias e fornecendo orientação aos internautas;
Interação
A internet permite que, além dos comícios, do rádio e da TV, também seja possível interagir virtualmente por meio das redes e mídias sociais. Essa participação é tão importante quanto a presença física por ampliar o número de contatos;
Mobilização
O maior desafio dos partidos e dos candidatos nas eleições é mobilizar o eleitor a promovê-lo em comunidades ou redes de relacionamentos. Nas eleções presidenciais americanas, isso ficou bem claro na campanha "Yes, we can!", que mobilizou sobretudo os jovens na web;
Transparência
A internet é uma arma importante para fazer com que a honestidade e a transparência deixem de ser uma opção para se tornar uma obrigação no meio político e as ONGs também tem usado a web para incentivar os políticos a serem mais transparentes. O exemplo mais recente é o site www.fichalimpa.org.br que mostra o histórico dos candidatos;
Monitoramento
A web permite que seja possível monitorar, de forma quase imediata, o impacto sobre as ações realizadas durante a campanha. Em uma campanha de curta duração, usar estas informações para direcionar as ações pode representar o sucesso ou o fracasso na eleição.
em: revista TI Inside - ano6 - nº61 - setembro 2010
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