segunda-feira, 1 de novembro de 2010

[WEB] Cinco mandamentos da campanha digital

Silvio Tanabe, consultor da Magoweb Marketing Digital e Soluções para Internet, elaborou uma pequena lista de cinco diretrizes básicas para o marketing digital em campanhas políticas. Veja os pontos levantados por ele:

Descentralização
Ao contrário das campanhas tradicionais, a ordem na internet é descentralizar, ou seja, incentivar os correligionários e simpatizantes a criar os próprios meios para divulgar seus candidatos. O comitê da campanha funciona como uma fonte de referência de conteúdo, colocando a disposição informações, notícias e fornecendo orientação aos internautas;

Interação
A internet permite que, além dos comícios, do rádio e da TV, também seja possível interagir virtualmente por meio das redes e mídias sociais. Essa participação é tão importante quanto a presença física por ampliar o número de contatos;

Mobilização
O maior desafio dos partidos e dos candidatos nas eleições é mobilizar o eleitor a promovê-lo em comunidades ou redes de relacionamentos. Nas eleções presidenciais americanas, isso ficou bem claro na campanha "Yes, we can!", que mobilizou sobretudo os jovens na web;

Transparência
A internet é uma arma importante para fazer com que a honestidade e a transparência deixem de ser uma opção para se tornar uma obrigação no meio político e as ONGs também tem usado a web para incentivar os políticos a serem mais transparentes. O exemplo mais recente é o site www.fichalimpa.org.br que mostra o histórico dos candidatos;

Monitoramento
A web permite que seja possível monitorar, de forma quase imediata, o impacto sobre as ações realizadas durante a campanha. Em uma campanha de curta duração, usar estas informações para direcionar as ações pode representar o sucesso ou o fracasso na eleição.

em: revista TI Inside - ano6 - nº61 - setembro 2010

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O Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas das Faculdades Integradas Simonsen - FIS, é um curso presencial, reconhecido pela Portaria 1.003 de 12.07.1993 (D.O.U. 13.07.1993), com carga horária mínima de 2.334 horas, que poderão ser cumpridas em no mínimo 03 anos (06 semestres letivos) e foi recentemente aditado pela Portaria nº 281, 29 de setembro de 2009, publicada no D.O.U nº 188, de 01 de outubro de 2009, Seção 1, página 19.
Os graduados nos Cursos Superiores de Tecnologia denominam-se tecnólogos, são profissionais de nível superior com formação para a produção, inovação científico-tecnológica e para a gestão de processos de produção de bens e serviços.

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