quinta-feira, 29 de julho de 2010

[BANCO DE DADOS] Qualidade e Desenvolvimento de Projetos

Há muito tempo atrás desde que antigos profissionais eram programadores de grandes empresas com grandes estruturas, já se tinham uma política interna nas mesmas de organização na qualidade do desenvolvimento de projetos. Isso fez com que analistas de sistemas, programadores, arquitetos, DBA’s e quaisquer profissionais que estivessem alocados em um projeto buscassem a melhor qualidade no desenvolvimento do seu trabalho. É focando neste asssunto que escrevi este artigo. Vou tentar explicar o objetivo de ter um projeto organizado visando a qualidade.

Antigamente nas linguagens de programação era necessário escrever um número grande de linhas de códigos para se ter um resultado pequeno em uma determinada rotina. Isso com o passar dos anos e com o desenvolvimento das tecnologias veio se tornando lenda, e atualmente temos a possibilidade de escrever rotinas que irão executar grandes tarefas em uma linha de código somente. A forma como o desenvolvedor escreve seus códigos é essencial para o grande sucesso do projeto. Não sabemos o dia de amanhã, outros programadores poderão participar do projeto. O programador atual poderá sair e entrar em outro projeto de outros programadores, pois é assim que é a realidade em grandes empresas. Hoje estamos alocados em um projeto, amanhã em outro e depois em outro.

Nas grandes empresas ao entrar para uma determinada equipe, dependo da estrutura da empresa, você irá receber uma documentação com todos os requisitos mínimos para você aprender a estrutura de desenvolvimento daquela equipe. Que vai desde a arquitetura e nomeclatura do banco de dados até declaração de variáveis. Isso é importante pois imaginem a seguinte situação: Eu estou trabalhando em um projeto e estou desenvolvendo um dos módulos de um sistema ERP para uma determinada empresa. Meu companheiro esta alocado em outro módulo deste mesmo projeto. Ao programar , fazemos referência a campos no banco de dados. Em certo momento, preciso abrir o código dele pra visualizar uma determinada variável que irei precisar resgatar no meu módulo para realizar uma determinada rotina. Ao abrir vejo várias variáveis declaradas(vou exemplificar em PHP). $1, $123, $txt_1, $cmptxt. Conclusão? O que adiantou a divisão dos módulos para a agilidade no projeto? Se ao desenvolver aquele módulo o programador construiu rotinas que só ele mesmo irá entender ?

Padronização de tabelas no banco de dados, variáveis e principalmente a identação de código (este item vou abordar em outro artigo) são itens que devem ser bem definidos e organizados para o sucesso do projeto. Após o desenvolvimento o projeto não acaba, iremos entrar na fase de manutenção que nem sempre é o mesmo profissional que desenvolveu que irá fazer. Então, precisamos pensar no profissional que ficará alocado no projetos que estamos desenvolvendo.

A organização no desenvolvimento visa a melhor qualidade e agilidade para se ter o melhor resultado em um projeto. Mas não adianta só ter técnicas é preciso conhecer a linguagem e saber utilizar suas funções e rotinas. Este é o mundo do desenvolvimento. Este é o meu mundo.

por: Pablo Garrido

em: Guia do PHP

Nenhum comentário:

O Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas das Faculdades Integradas Simonsen - FIS, é um curso presencial, reconhecido pela Portaria 1.003 de 12.07.1993 (D.O.U. 13.07.1993), com carga horária mínima de 2.334 horas, que poderão ser cumpridas em no mínimo 03 anos (06 semestres letivos) e foi recentemente aditado pela Portaria nº 281, 29 de setembro de 2009, publicada no D.O.U nº 188, de 01 de outubro de 2009, Seção 1, página 19.
Os graduados nos Cursos Superiores de Tecnologia denominam-se tecnólogos, são profissionais de nível superior com formação para a produção, inovação científico-tecnológica e para a gestão de processos de produção de bens e serviços.

Faculdades Integradas Simonsen