1ª dica:
A cada semana temos um lançamento de modelo de “tablet”, computadores no formato tipo do iPad. Para aqueles que estão curiosos para entender minimamente este novo mercado, compilamos uma série de dicas e informações que permitem dar um panorama geral para evitar que você entre numa fria ou, quem sabe, que ache um novo mercado para trabalhar.
2ª dica:
Muita gente hoje em dia tem um smartphone (celular incrementado) com acesso à internet por internet 3G. O que muitos não sabem é que é relativamente simples transformar este tipo de aparelho numa espécie de roteador wireless, transformando o smartphone num hotspot que permite a outros micros da rede local acessar a internet 3G do smartphone.
3ª dica:
Micros portáteis têm sérias restrições de espaço e de consumo de energia, por isso é que a performance dos notebooks é sofrível, eles são sempre mais lentos que um micro no formato desktop (o convencional dos PCs) com a mesma configuração de hardware. Entretanto, novas tecnologias e formatos de gabinete vêm tornando os notebooks cada vez mais rápidos, mas será que eles se aproximam do desempenho de um PC convencional? E como ficam os micros portáteis do tipo DTR, eles chegam mesmo perto da velocidade de um micro de mesa?
4ª dica:
A área de informática é cheia de controvérsias. Hoje em dia companhias (ou marcas) como Google, Microsoft, Apple, Nokia, browsers, games e redes sociais vivem de criar novas necessidades nos usuários na tentativa de vender seus produtos ou ganhar com publicidade. Estas iniciativas podem gerar novas idéias e conceitos sobre os produtos. Uma destas controvérsias se resume a uma questão simples: micro portátil ou de mesa? laptop ou desktop? Qual é melhor, mais lucrativo ou mais eficiente para mim?
5ª dica:
Comprei um notebook que veio com o Windows 7 e mais uma infinidade de programas pré-instalados. Achei melhor partir para uma instalação limpa, tenho um DVD do Windows 7 e pensei que poderia usá-lo com a chave original para fazer o que vocês chamam de “instalação limpa”. Na hora de ativar e colocar a chave original que consta na etiqueta que veio com o Notebook o Windows deu uma mensagem de chave inválida e não ativou. E agora?
6ª dica:
Os micros fabricados no Brasil já trazem o Windows em português, mas existem muitos aparelhos trazidos do exterior durante viagens ou importados, oficialmente ou não. O problema destes aparelhos importados é que só ficam disponibilizadas as versões em inglês do Windows 7. Existem várias formas de mudar o sistema para o Português, com ou sem a reinstalação do sistema ou a reformatação do HD. Escolha o que for mais fácil em cada situação.
7ª dica:
Tenho um notebook de marca HP onde o LED e o botão de ligar acendem, mas a tela não liga. O que faço? Desconfio que é um defeito na placa-mãe, até porque já ouvi dizer que muitos notebooks estão apresentando problemas nas soldas ou com super aquecimento.
8ª dica:
Usamos modem 3G da Vivo e da TIM, mas não sabemos como compartilhar a conexão do computador servidor para os outros PCs em rede. Tenho certeza que milhares de leitores e usuários de internet por modem USB aguardam e buscam respostas sobre esse assunto.
9ª dica:
A máquina ligava, porém aparecia apenas a tela preta com um cursor piscando no cantinho da tela. O HD dava algumas piscadas. Tentei inicializar com o CD de instalação do Windows e, ao carregar, surgia aquela mesma tela preta inicial dizendo “verificando configurações de hardware” e mais nada. A máquina só funcionou normal quando coloquei outro HD. Como a máquina ainda está na garantia minha amiga levou para a pessoa responsável e algum tempo depois ele disse à ela que era vírus.
10ª dica:
Pois bem, agora estou com o notebook da minha filha, o qual parou de carregar o Windows XP. Tudo original, só que não veio um disco de instalação. Talvez seja algum vírus ou então é mesmo um problema de hardware. Quando clico no modo seguro para carregar o sistema operacional, o micro desliga e reinicia. Isto sempre acontece, mesmo na opção “com prompt de comando” isso ocorre.