segunda-feira, 18 de outubro de 2010

[INFORMAÇÃO] Veja como será o Dia do Jogo Justo!


O Jogo Justo é mais do que só um projeto. Ele se  tornou uma verdadeira ação entre os brasileiros para que possam retirar  todos os obstáculos exagerados que o país coloca para que as pessoas  possam comprar seus jogos a preços acessíveis.


Em novembro, acontecerá o que antes era chamado de “Dia Sem Imposto”. Agora, com o nome de “Dia do Jogo Justo”, nós podemos saber todos os detalhes desse dia tão aguardado quando o cabeça do Jogo Justo dá uma entrevista para o PortalGamerTV. Como vai funcionar? Quem irá participar? Será em todo o Brasil? Todas as perguntas são respondidas aqui:




por: Stephan Martins

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

[INFORMAÇÃO] Robô que soca humanos

Muita gente acha engraçado ou até se irrita quando aparecem notícias envolvendo robótica e surgem aqueles comentários falando “Skynet!”. Mas dessa vez, eles vão ter que pensar duas vezes…

Um grupo de cientistas da Eslovênia criaram um robô cujo propósito é socar os seres humanos. É isso mesmo o que você leu. Se você é dos fãs inveterados de Isaac Asimov, deve estar se mordendo de raiva no momento. Mas espere, pois tudo isso é por uma boa causa!

Segundo o supervisor do grupo, o trabalho servirá justamente para que no futuro os robôs possam aderir à Primeira Lei da Robótica de Asimov: “Um robô nunca poderá ferir um ser humano”. Como? É meio simples. A cada golpe, a reação de dor e o impacto são analisados minuciosamente, para que possa ser desenvolvido uma detecção de impacto superior a qualquer coisa. E assim, o robô saberia identificar o que seria “machucar” e o que seria “tocar”.

por: Stephan Martins
em: Jovem Nerd

[HARDWARE] Cabos Organizadores

Se você está lendo este artigo com certeza está tendo problemas para organizar seus cabos ou quer melhorar essa organização de um modo mais fácil. Pois bem, se você é obcecado por arrumar cabos e fixá-los, para que não se embaracem, os designers Ji Eun Lee, Yi-Seo Hyeon, Heo-Hyeoksu e Jeong Minhui pretendem acabar com essa zona. Eles acabaram de obter financiamento (e poder de lobby) para construir um tipo de cabo que tenta evitar o embaraçamento dos fios. O cabo possui uma espécie de bloco que permite que ele se encaixe, assim como ocorre com os brinquedos LEGO.
Mas não, esses cabos não vão ser patrocinados pela LEGO. Contudo, a adoção do novo sistema, deverá esbarrar nos interesses dos fabricantes, que terão que se adaptar ao projeto.

por: renanturrm

[PHP] Consulta ao banco de dados + Ajax sem refresh

Olá pessoal, meu primeiro post aqui no guia do php! Ele esta reservado a uma função que me ajudou bastante e quero compartilhá-la com vocês. Ela executa uma consulta ao banco de dados via HTTPRequest e preenche o formulário automaticamente sem refresh na página a partir de um campo preenchido.
Essa função é viável em casos específicos onde a busca pode ser filtrada por uma identificação que não se repetirá no banco de dados e que possua uma quantidade certa de caracteres, como por exemplo, a id do produto.
Primeiro começaremos com a criação da tabela:
- Tabela: teste
create table teste (
id integer not null primary key,
descricao character varying(20) not null,
preco integer not null,
quantidade integer not null
)
- Inserindo dados na tabela
insert into teste2 (id,descricao,preco,quantidade) values (11111,‘caneta’,2.50,10);
insert into teste2 (id,descricao,preco,quantidade) values (22222,‘lápis’,1.20,15);
insert into teste2 (id,descricao,preco,quantidade) values (33333,‘borracha’,1.00,10);
logo após é criada uma pasta com nome ajax onde será colocada a pagina ajax.js que contem a função sack.
- ajax.js
download do arquivo
agora, criaremos a pagina principal do formulário:
- index.html

“”
method=“POST”>

“0″>
id:“text” size=“15″ maxlength=“5″>
descrição:“text” size=“15″ maxlength=“15″>
preço:“text” size=“15″ maxlength=“6″>
quantidade:“text” size=“15″ maxlength=“6″>
E agora, a pagina getID que irá fazer a consulta ao banco de dados. - getID.php
$host = ‘localhost’;
$bdname = ‘banco’;
$user = ”;
$password = ”;
$conexao = pg_connect(“host=$host dbname=$dbname user=$user password=$password”) or die (“Não foi possível conectar ao Banco de dados.”);
if ( isset( $_GET[ 'id' ] ) ){ $res = pg_query(“SELECT * FROM teste2 WHERE id=’” . $_GET[ 'id' ] . “‘”);
// caso haja retorno na consulta, irá preencher os campos do formulário, senão irá apagar seu conteúdo.
if ( $inf = pg_fetch_array( $res ) ){
echo “formObj.descricao.value = ‘” . $inf[ "descricao" ] . “‘;n”;
echo “formObj.preco.value = ‘” . $inf[ "preco" ] . “‘;n”;
echo “formObj.quantidade.value = ‘” . $inf[ "quantidade" ] . “‘;n”;
}else{
echo “formObj.descricao.value = ”;n”;
echo “formObj.preco.value = ”;n”;
echo “formObj.quantidade.value = ”;n”;
}
}
?>
O sistema interage da seguinte maneira, ao perder o foco do campo ID do formulário através do onblur na função initFormEvents, a função getClientData fará a verificação do valor quando este não estiver nulo ou diferente da quantidade estipulada, caso esteja correto ele executa a função requestFile na pagina getID.php onde é feita a consulta através da variável id, em seguida ele retorna as respostas no formulário especificado na função showClientData e assim são executadas todas as funções da classe contidas na pagina Ajax.php que são responsáveis por todo o processo em execução sem refresh na página.
Caso seja necessária a utilização de mais de uma variável para realizar a consulta, basta acrescentar uma variável em Ajax que pegue o valor do campo especifico, adicioná-lo a url da função ajax.requestFile e fazer o tratamento dela na pagina getID.php.
Bom pessoal, espero que essa função ajude vocês tanto quanto me ajudou.
Até a próxima!

por: Alonso

[INFORMAÇÃO] O cliente tem sempre a razão ?

Todos os dias, empresas passam por diversas situações com seus clientes. A opnião de quem entende sobre a opnião de quem paga é um fator muito importante que venho abordar hoje com vocês do Guia do PHP. Para todo e qualquer cliente, profissionais de informática são considerados mágicos, pois é só estalar os dedos e nós conseguimos realizar as tarefas solicitadas.

Muitas tarefas são como mágicas e conseguimos realizar normalmente sem nenhuma complicação, mas outras infelizmente é preciso muita dedicação e uma boa estrutura para desenvolvimento. Conseguir entender e aplicar a mensagem que o cliente esta tentando passar não é uma tarefa muito boa, para muitas empresas existe um profissional especializado nisso, o Analista de Sistemas. É ele quem realiza todo levantamento de dados diretamente com o cliente e será o responsável por passar a mensagem do cliente para a equipe de desenvolvimento.

Mas porque tanta dificuldade em obter informações ? Até que ponto nós profissionais técnicos temos razão e podemos dar opnião no projeto de nossos clientes ?

Em todos todos os projetos que desenvolvemos temos que ficar como um juíz , profissional que esta entre o cliente e a tecnologia. Não podemos passar para o cliente que uma solução é viável se não existir tecnologia para desenvolver tal solução. Certos clientes acham que por mais simples que seja qualquer funcionalidade e ferramenta, tudo é possível. Mas isso nem sempre acontece, precisamos saber impor os limites e mostrar de uma forma adequada o que é o certo e o que é errado, pois somos nós que conhecemos a tecnologia.

Nos últimos tempos, onde a demanda de trabalho esta em alta, os clientes estão cada dia mais exigentes em nível pessoal e técnico. Fatores que influenciam na decisão de um cliente:

* Apresentação
* Postura
* Comunicação
* Portfólio
* Atenção

Esses são itens que devem ser primados para que consiga sucesso em seus projetos, pois sem um bom tratamento com os clientes não se mantém um bom relacionamento de trabalho.

Mas até onde consigo dar opnião para o meu cliente ?

Às vezes o cliente lhe apresenta uma idéia e vai até o último momento acreditando nessa idéia, mostrando que é a melhor solução para o seu problema. Isto é uma situação complicada, pois existem clientes que buscam o profissional mas quem apresenta a solução é ele rsrs. Quem é da área sabe o que estou falando. Com isso, precisamos explicar para o cliente a melhor solução para aquele problema, mesmo essa sendo diferente da que ele planejou. Pois de fato somos profissionais de tecnologia e temos o conhecimento a nosso favor.

Mas nem sempre o cliente aceita essa opnião, é onde entra uma válvula de escape para todo profissional. Apresentar cases parecidos de concorrentes. Com isso, você mostra pro cliente o que esta acontecendo no segmento de mercado em que ele atua e o que os seus concorrentes estão apresentando para os clientes. Às vezes dá certo, porém existem situações onde o cliente não deixa você opniar e acha que a idéia dele é a melhor solução para o problema.

Nosso objetivo como profissionais de tecnologia é sempre motivar o cliente e mostrar para ele que somos capazes de desenvolver ferramentas que irão solucionar o problema. Passar confiança para que a partir disso, ter a liberdade de desenvolver um projeto com qualidade.


Lembre-se, nem sempre o cliente terá razão, mas poderá achar que sim. Cabe a nós, estabelecer um nível de comunicação e gerar um acordo sensato e com a possibilidade de novos negócios.

Como ?

* Defina seus valores, princípios e até onde poderá chegar seu trabalho e relacionamento com o cliente.
* Seja firme na defesa das suas idéias. Nunca se esqueça, você é quem tem o conhecimento técnico.
* Conheça o cliente, estude, analise e apresente a melhor solução. Isso ajudará na decisão dele.

Bem, vale a pena pensar numa frase que foi publicada no editorial do The Wall Street Journal, em 1992:

“Você pode demitir seus clientes”.

Sucesso.

por: Pablo Garrido

sábado, 9 de outubro de 2010

[INFORMAÇÃO] O Caso Jovem Nerd - Empreendedorismo

O caso de sucesso do site e podcast sobre o mundo nerd mostra que a partir da identificação com o público é possível receber publicidade e vender produtos da marca.

Por Matheus Pacheco
A cena é inusitada: numa sessão de autógrafos, uma multidão ansiosa pelos autógrafos dos empresários da editora, das mulheres deles, dos amigos deles e dos filhos deles, tanto quanto do próprio autor.
Aconteceu com os empresários e blogueiros Alexandre Ottoni e Deive Pazos no lançamento do livro do amigo e autor Eduardo Spohr, A Batalha do Apocalipse. Nunca ouviu falar? O site que eles criaram, Jovem Nerd, tem mais de 25 mil acessos diários e o livro de Spohr, lançado pelo selo vinculado ao site, se tornou o livro mais vendido no estande da Editora Record na Bienal do Livro 2010 em São Paulo.
Mas o que faz tanta gente querer suas contra-capas autografadas não só pelo autor mas por outras pessoas que, à primeira vista, não têm conexão nenhuma com a obra? Simples: são todos participantes do conteúdo base que sustenta toda a estrutura do site, que é um podcast.
Um podcast é um arquivo de áudio, parecido com um programa de rádio, mas que as pessoas baixam e ouvem onde e quando quiserem no seu tocador de mp3 (a parte “pod” do nome combina com Ipod). No caso, o “nerd”cast vai ao ar toda sexta-feira e é um papo descontraído entre amigos, com o que seria a visão nerd sobre os mais variados temas (inclusive os não nerds).
O formato aparentemente despretensioso os tornou famosos. Os participantes, ao exporem suas histórias, gostos e visões tão variadas (há o sarcástico, o escritor, o que mora no exterior, o amigo-enciclopédia), criam uma discussão equilibrada e várias possibilidades de identificação com o espectador.
Ao mesmo tempo, compartilham com os ouvintes um interesse comum, o olhar nerd sobre o mundo. Como empreendedores com o mesmo interesse que seus clientes, eles se colocam como consumidores e estabelece-se o par.
Prova desse elo é um vídeo publicado no site em que eles aparecem adquirindo várias caixas de actions figures nos EUA (“figura plástica posável de um personagem”, segundo a Wikipédia; “brinquedo adulto” parece um pouco mais claro para que não é iniciado).
Ao concretizar um sonho tipicamente nerd “comprar quantos action figures for possível numa loja no exterior” eles demonstram o quanto compartilham naturalmente dos anseios de seus clientes. E é justamente essa familiaridade que tornou possível a tarde de autógrafos “coletiva”.
A intimidade entre empreendedor e cliente está refletida nos anúncios e produtos vendidos. O público elege as histórias mais marcantes dos programas, o que resulta em “melhores momentos” e canecas com as melhores frases dos participantes vendidas no site.
A caneca não é adquirida pela utilidade específica, mas pela capacidade e impacto que as frases impressas nela têm em fazer recordar o espectador momentos agradáveis de um dos seus programas favoritos. Além do fator emocional, o consumidor ainda faz parte da confecção dos produtos e dos serviços que ele anseia.
Na parte da publicidade, os anúncios estão sempre de acordo com o tema do programa da semana. O ouvinte então sente uma relação mais honesta entre o site e ele. É menos uma publicidade bolada por especialistas em mercado e sim outros consumidores, quase amigos, dando a sua recomendação e aprovação.
Foi o caso do livro A Batalha do Apocalipse. Os blogueiros gostaram do livro do amigo e acreditaram em seu potencial comercial. Fizeram um nerdcast específico sobre o livro e lançaram alguns teasers durante outros (pequenos trechos do livro lidos por dubladores).
A estatística de 200 livros vendidos em duas horas e o posterior interesse da editora Record em republicar o livro demonstram o sucesso.
O site Jovem Nerd deixa claro a importância do vivenciar, da emoção e da identificação num empreendimento digital. O que vem bem a calhar no contexto atual já que, nesse tipo de abordagem, o cliente, de fato, recusa imitações.
As ferramentas online propiciam novas e inusitadas interações entre empreendedor e cliente – e a pergunta que não quer calar é: você está pronto para desbravá-las, explorar seu potencial no melhor nível? Está pronto para distribuir seu autógrafo?

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

[HARDWARE] Princípios da manutenção de computadores e periféricos

A filosofia está por trás de todas as ciências, e a informática não é exceção. Antes de fazermos qualquer coisa deveríamos planejar, analisar a situação anterior, a atual e o aquela onde queremos chegar, ou seja, nosso objetivo. Para tanto é preciso pensar na filosofia da coisa ou, em termos práticos, vejamos algumas idéias que julgamos importantes para quem lida com manutenção de micros:

1 — Quando é que começa e acaba uma manutenção?
Muitos técnicos pensam que o conserto começa quando estão com o aparelho defeituoso na bancada, com a chave de fenda na mão e prontos para desmontar o “paciente”. Porém, a nosso ver, a manutenção começa no exato momento em que o técnico toma conhecimento do problema, nem que seja por telefone. Em outras palavras, desde o primeiro contato com o cliente o procedimento de manutenção já se iniciou. A partir de então cabe ao profissional tomar as providências de maneira correta, precisa e coordenada para chegar ao bom término do serviço. E como é este término? A situação ideal é que o aparelho fique funcionando, o cliente esteja contente e, claro, o técnico saia com seu pagamento no bolso, num valor justo e bom para todos.

2 — O equipamento já funcionou bem algum dia.
Este é um princípio básico da manutenção, valendo para qualquer tipo de equipamento. É preciso entender que um equipamento em manutenção é diferente de um aparelho novo, que está sendo posto em funcionamento pela primeira vez. Um exemplo: é muito comum, quando se monta um novo computador, que alguma peça tenha vindo de fábrica já com defeito ou que seja incompatível com outros componentes do sistema. Não significa que esteja defeituosa mas que, simplesmente, não funciona bem no conjunto ou são incompatíveis. Mas isto só acontece em micros novos. Deve-se ter sempre em mente que o computador que estamos consertando é usado e, portanto, JÁ FUNCIONOU BEM ALGUM DIA e cabe ao técnico de manutenção descobrir porque ele deixou de fazê-lo. Pode ser algum componente defeituoso, mau contato, programas mal instalados, softwares defeituosos, vírus ou dezenas de outros possíveis fatores, sendo esta a tarefa: descobrir o que interrompeu o perfeito funcionamento do equipamento. 

3 — Determine exatamente qual é o problema
A maneira correta de se abordar um problema, por si só, já representa boa parte da solução do mesmo. Poderíamos também falar assim: “para resolver um problema é preciso primeiro saber qual é ele”. No caso de manutenção de micros é fundamental caracterizar bem o defeito. Pequenos detalhes podem dar pistas valiosas para chegar a um diagnóstico exato, preciso, que realmente resolva o problema e não algum sintoma por ele causado.

4 — Resolva o problema e não o sintoma
Cabe aqui o exemplo do médico: imagine que você está doente e vai procurá-lo. Descreve os sintomas que está sentindo, cabendo ao médico diagnosticar a causa do problema e buscar a cura para ela. De nada adianta receitar um remédio para dor de cabeça se o problema é causado, digamos, por uma sinusite, pois é preciso atacar a causa do problema e não o sintoma. Voltando para a informática, podemos citar um caso real. Determinado cliente nos procurou reclamando que seu computador estava travando. Durante as verificações básicas, que mostramos a seguir, constatamos que o travamento ocorria quando o microprocessador passava dos 70ºC e que este defeito já havia sido detectado anteriormente por outro técnico o qual, na tentativa de remediar a situação, colocou uma ventoinha na traseira do gabinete. O problema foi resolvido momentaneamente, porém, com o forte calor do verão, mesmo esta solução chegou ao seu limite, levando o sistema ao colapso. Analisando o problema, chegamos à conclusão de que o processador não deveria atingir aquela temperatura. Revisando o sistema, notamos que uma das presilhas do cooler estava quebrada, com isto não havia um bom contato térmico entre o processador e o dissipador de calor, dificultando a transferência de calor entre ambos, mesmo estando tudo aparentemente certo. Com a substituição do cooler a temperatura voltou ao normal, dispensando inclusive a ventoinha adicional. Este é um pequeno exemplo prático: o primeiro técnico tratou somente do sintoma, não procurou a causa do problema. 
5 — Utilize ferramentas adequadas
Quem lida com manutenção sabe que numa oficina entra uma grande variedade de aparelhos, de procedências diversas. Igualmente, variam muito as técnicas de montagem e desmontagem dos equipamentos e de seus componentes. Justamente por isto, as oficinas precisam ter um pequeno arsenal de ferramentas (vide o artigo “O que tem na mala do técnico”, na mesma edição da Revista PnP nº 9). Para fazer um serviço realmente profissional, sem avariar o aparelho e perdendo o menor tempo, o ideal é usar a ferramenta certa para cada operação. Por exemplo: se o aparelho exigir uma chave tipo torx ou philips não tente forçar com uma chave de fenda ou alicate, que vão fatalmente estragar a cabeça do parafuso e dar uma aparência amadora ao seu serviço, mesmo que este tenha sido tecnicamente bem feito.

6 — Tenha seu próprio ferramental
Digo sempre que o bom técnico deve investir em ferramentas, quer trabalhe por conta ou como funcionário. Procure adquirir a ferramenta adequada, mesmo que seja para um único aparelho que deu entrada na oficina. Uma vez com ela na bancada certamente vamos descobrir mais usos para a mesma e aumentar nossa produtividade. Todo profissional deve manter e zelar pelas suas ferramentas e instrumentos de trabalho, afinal é com isso que ganha a vida. Sabemos muito bem que, principalmente para quem começa na carreira, é difícil fazer os investimentos necessários para ter o instrumental mínimo, porém é uma meta a ser alcançada. Este é um esforço que vai se pagar com juros ao longo de toda uma vida profissional. Tenha suas próprias ferramentas, de boa qualidade e bem conservadas. Não se envergonhe de ter ciúmes delas e de não querer emprestar para os outros. Cada um que cuide de suas próprias ferramentas!

7 — Faça aparecer o defeito ANTES de mexer no aparelho
Falamos disto também na Revista PnP nº 9, mas é importante citar aqui pois é um procedimento básico. Tem muito técnico por aí — geralmente os menos experientes — que, ao se deparar com um equipamento supostamente defeituoso, já vai logo desmontando, formatando o HD ou instalando algum programa. Calma! Lembre-se das técnicas de primeiros socorros: é preciso primeiro estabilizar o acidentado ou enfermo, depois é que se vai tratar do problema. Quando se deparar com um equipamento defeituoso, antes de mais nada ligue-o e faça acontecer o defeito reclamado. Se você for logo mexendo em tudo não saberá se o defeito realmente foi reparado ou se, na verdade, ele nunca existiu.


Veja este artigo na íntegra no site da Revista PnP: Princípios básicos da manutenção de computadores
Saiba mais sobre a manutenção de computadores na Revista PnP:
Revista PnP nº 9 - Série especial de artigos sobre manutenção de computadores
Revista PnP nº 10 - Os 10 defeitos mais comuns dos micros e suas possíveis soluções 

terça-feira, 5 de outubro de 2010

[EVENTO] Campus Party Brasil 2011!


Olá, campuseir@!

Você tem em mãos uma chance verdadeiramente rara! Ninguém menos do que o Presidente da Telefónica Latinoamérica, José María Álvarez-Pallete,  quer a sua ajuda para saber quais novidades tecnológicas você gostaria de experimentar na Campus Party Brasil 2011!

É isso mesmo! Esta é a sua porta de entrada para auxiliar-nos na construção do maior encontro tecnológico do mundo!

Para deixar sua dica, acesse o Twitter e mande um recado para @JMALVPAL com a sua sugestão! Quer experimentar o IPv6? Novas atrações? Aparelhos de última geração? Então não perca nem mais um segundo!

Entre no seu perfil no microblog e solte o verbo em favor da Campus Party Brasil!

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

[INFORMAÇÃO] Crie seu jogo - Games made in USA

Muita gente fica por aí dizendo que os videogames são prejudiciais à saúde de nossos jovens e chegam a afetar negativamente a índole e comportamento das crianças. Na contramão disso tudo, o Presidente Barack Obama anunciou a criação da National STEM Video Game Challenge, uma disputa que vai premiar os melhores games criados por jovens americanos.

Obama quer que jovens criem jogos

O objetivo é criar jogos com conteúdo educacional e incentivar a criatividade dos jovens, que ao invés de apenas consumir games, vão passar a produzí-los. A premiação vai contemplar dois segmentos: os jovens e os profissionais de jogos, que também vão poder participar da disputa em uma outra categoria.

O concurso será organizado pelo Joan Ganz Cooney Center e pela E-Line Media, com a ajuda de empresas como a ESA, Microsoft, and AMD.

Quem quiser participar pode se inscrever de 12 de Outubro de 2010 até o dia 5 de Janeiro de 2011 no site da National STEM Video Game Challenge.
por: Gustavo Gauanbara
em: Guanabara.Info

sábado, 2 de outubro de 2010

[EVENTO] 1ª Caravana Guia do PHP / RJ - PHP Conference /SP - Incrição Aberta!


onibus 1ª Caravana Guia do PHP / RJ para o PHP Conference /SP | Faça sua Incrição


O   PHP Conference Brasil 2010 comemora o seu 5º aniversário e contou com   mais de 3.000 participantes com conteúdo técnico e voluntários   apresentando a tendência do mundo do PHP. Serão palestras, debates,   painéis e muito mais no maior evento exclusivo sobre PHP da América   Latina.





Este ano o Guia do PHP marcará sua presença através de sua Caravana a ser realizada no dia 26 de Novembro de 2010.  A saída está programada para às 22h30 com previsão de chegada ao  destino às 7h. As inscrições deverão ser realizadas durante o período de  22 de setembro à 22 de outubro (com desconto de 10% até o dia 10 de  outubro). Lembramos que a caravana só se tornará viável se um mínimo de  45 pessoas confirmarem a presença.





Obs.: Poderão haver paradas extras para o embarque.


Faça sua Inscrição Aqui.





O Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas das Faculdades Integradas Simonsen - FIS, é um curso presencial, reconhecido pela Portaria 1.003 de 12.07.1993 (D.O.U. 13.07.1993), com carga horária mínima de 2.334 horas, que poderão ser cumpridas em no mínimo 03 anos (06 semestres letivos) e foi recentemente aditado pela Portaria nº 281, 29 de setembro de 2009, publicada no D.O.U nº 188, de 01 de outubro de 2009, Seção 1, página 19.
Os graduados nos Cursos Superiores de Tecnologia denominam-se tecnólogos, são profissionais de nível superior com formação para a produção, inovação científico-tecnológica e para a gestão de processos de produção de bens e serviços.

Faculdades Integradas Simonsen