terça-feira, 31 de março de 2009

[APOSTILA] Algorítmos avançados - array



Clique nas imagens para fazer o download! Apostilas em pdf sem o índice.

Clique aqui para o download da Apostila 2 formato doc com índice.
Clique aqui para o download da Apostila 1 formato doc com índice.
por: Armando Jorge
em: InfoArmando

sábado, 28 de março de 2009

[APOSTILA] Computação gráfica - matrizes


Clique na imagem para fazer o download!
por: Gustavo Guanabara

[HARDWARE] IDE - SATA



Adaptadores / conversores podem fazer com que você economize tempo e dinheiro. A evolução da informática faz com que cada vez mais os elaboradores e técnicos de hardware criem novos métodos para a utilização de novas tecnologias. Se hoje alguém que tem um computador com placa mãe um pouco antiga que funciona perfeitamente mas as conexões para os periféricos internos são todas IDE (ligadas naquele cabo flexível) estivesse pensando em trocar a placa pelo fato de não haver conexões para dispositivos Serial ATA (mais conhecidos como "SATA"), tenha certeza que não será mais necessário (a não ser que realmente queira fazer um UPGRADE no PC), pois já existe no mercado adaptadores / conversores que podem fazer com que se utilize os periféricos Seral ATA em conexões IDE e vice-versa. Nas figura acima, podemos observar um conversor que transforma a porta IDE da placa mãe em 2 conexões SATA, onde pode-se utilizar dois dispositivos (1 master e 1 slave) como se utiliza normalmente na conexão IDE, onde os mesmos geralmente funcionam de acordo com as especificações SATA 1 (com velocidade de informação de 1,5 GB's).Este conversor já pode ser encontrado em vários sites de venda pela internet e até mesmo em algumas lojas de equipamentos de informática, onde o grande atrativo, é a diferença de preço em comparação com as placas controladoras PCI (dependendo da pesquisa na hora da compra, algumas custam até 25% do valor de uma placa PCI controladora).
por: Alexandre
em: aASo.net

[APOSTILA] Introdução ao Sistema da Computação



Clique na imagem para fazer o download!

[APOSTILA] HTML e CSS



Clique na imagem para fazer o download!
do site: Robson Barroso

[APOSTILA] Java




Clique na imagem para fazer o download!

[APOSTILA] Windows em HD SATA


Clique na imagem para fazer o download!
do site: Miquelon

[APOSTILA] Windows 2003 server


Clique na imagem para fazer o download!
do site: Miquelon

[APOSTILA] Linux básico apostilas






Clique na imagem para fazer o download!
do site: Fábio Henrique

[APOSTILA] Lógica



Clique na imagem para fazer o download!
do site: Fábio Henrique

[APOSTILA] Redes, TCP/IP e Wireless








Clique na imagem para fazer o download!
do site: Fábio Henrique

[APOSTILA] Introdução ao Shell


Clique na imagem para fazer o download!
do site: Fábio Henrique

[APOSTILA] Sistema Operacional





Clique na imagem para fazer o download!
do site: Fábio Henrique

[APOSTILA] Linguagem C


Clique na imagem para fazer o download!
do site: Fábio Henrique

[APOSTILA] Algorítimos


Clique na imagem para fazer o download!

[APOSTILA] Linux Manual rápido


Clique na imagem para download!

[APOSTILA] Questionários sobre redes



Clique na imagem para download!

sexta-feira, 27 de março de 2009

[INFORMAÇÃO] Manual de matrícula on-line

Este manual apresenta as normas e procedimentos para a confecção do horário on-line e para a
emissão dos documentos necessário para a matrícula acadêmica.

2009.1

A cada semestre a matrícula acadêmica on-line pode apresentar mudanças.

download do manual aqui ou clique na imagem abaixo.



[LÓGICA] Bicondicionais

Bicondicionais

As bicondicionais também podem ser conhecidas como implicações duplas. Quando “p” implica “q” e “q” implica “p”, temos essa operação. Ela é indicada por p <-> q . Logicamente, é equivalente a (p -> q) ^(q -> p).

A operação p <-> q pode ser lida como “p se e somente se q”.

Veja a tabela abaixo, que foi mostrada no último artigo:

(p -> q) ^ (q -> p)

p

q

(p -> q)

(q -> p)

(p -> q) ^ (q -> p)

V

V

V

V

V

V

F

F

V

F

F

V

V

F

F

F

F

V

V

V

De acordo com ela, sabemos que com as duplas implicações os resultados serão verdadeiros se as proposições trabalhadas tiverem o mesmo valor (caso sejam ambas verdadeiras, ou ambas falsas) e serão falsos caso sejam diferentes.

O resultado da última coluna (p -> q) ^ (q -> p) é igual ao resultado de (p <-> q)

Classificações

As operações lógicas podem receber uma classificação de acordo com os resultados que escrevermos na última coluna da tabela verdade que encontramos quando testamos todas as possibilidades com Verdadeiro e Falso.

Se os resultados são SEMPRE VERDADEIROS, temos uma tautologia. Por outro lado, se todos os resultados são SEMPRE FALSOS, trata-se de uma contradição. Se os resultados variam, é uma tabela verdade contingente.

Veja um exemplo de tautologia. Para qualquer valor que seja dado a “p” ou a “q”, sempre vai dar um resultado Verdadeiro:
(p -> q) v p

p

q

(p -> q)

(p -> q) v p

V

V

V

V

V

F

F

V

F

V

V

V

F

F

V

V

Veja mais exemplos de proposições bem simples mas que só observando já podemos definir se são tautológicas ou contraditórias.

(~p v p): veja que essa operação acabará tendo um valor verdadeiro e um valor falso para “p”, e como são comparadas com um “ou”, sempre terá resultado Verdadeiro. Sempre podemos “ter uma coisa ou não tê-la ao mesmo tempo”. É o mesmo que dizer “Eu sou alto ou eu não sou alto”

(~p ^p): essa é contraditória, pois não há possibilidade de considerarmos verdade uma sentença de “ter uma coisa e não tê-la ao mesmo tempo”. É como dizer “Maria é alta e Maria não é alta”.

Vou parar com as explicações por aqui, pois no próximo artigo vou falar um pouco sobre resolução de alguns problemas lógicos por meio de demonstrações e uso de métodos dedutivos, usando os conceitos de conjunções, disjunções, implicações e duplas implicações. Agora, para ir treinando o raciocínio, ficam alguns problemas legais de lógica:

01 - Sabe-se que existe pelo menos um A que é B. Sabe-se, também, que todo B é C. Segue-se, portanto, necessariamente que
a) todo C é B
b) todo C é A
c) algum A é C
d) nada que não seja C é A
e) algum A não é C

02 - Um grupo formado por 5 moças e 5 rapazes deve se sentar em 5 bancos que possuem 2 assentos cada um. Porém, todo banco deve ser ocupado por casais, ou seja, não podem se sentar dois rapazes e duas moças no mesmo banco. Como você calcularia e quantas são as maneiras possíveis de ocupação dos assentos?

03 - De três irmãos – José, Adriano e Caio –, sabe-se que ou José é o mais velho, ou Adriano é o mais moço. Sabe-se, também, que ou Adriano é o mais velho, ou Caio é o mais velho. Então, o mais velho e o mais moço dos três irmãos são, respectivamente:
a) Caio e José
b) Caio e Adriano
c) Adriano e Caio
d) Adriano e José
e) José e Adriano

04 - Sabe-se que a ocorrência de B é condição necessária para a ocorrência de C e condição suficiente para a ocorrência de D. Sabe-se, também, que a ocorrência de D é condição necessária e suficiente para a ocorrência de A. Assim, quando C ocorre,
a) D ocorre e B não ocorre
b) D não ocorre ou A não ocorre
c) B e A ocorrem
d) nem B nem D ocorrem
e) B não ocorre ou A não ocorre

05 -Um crime foi cometido por uma e apenas uma pessoa de um grupo de cinco suspeitos: Armando, Celso, Edu, Juarez e Tarso. Perguntados sobre quem era o culpado, cada um deles respondeu:
Armando: “Sou inocente”
Celso: “Edu é o culpado”
Edu: “Tarso é o culpado”
Juarez: “Armando disse a verdade”
Tarso: “Celso mentiu”
Sabendo-se que apenas um dos suspeitos mentiu e que todos os outros disseram a verdade, pode-se concluir que o culpado é:
a) Armando
b) Celso
c) Edu
d) Juarez
e) Tarso

Resultados na próxima postagem

por: Marcelo Vieira

em: Guanabara.info

No dia 28 de Março acontecem dois eventos simultâneos no mesmo lugar! Os maiores especialistas em WebDesign e Tecnologia da Informação vão se reunir no Rio de Janeiro para discutir novas tendências das suas áreas.

Serão palestras, oficinas e mesas redondas que vão movimentar os amantes da tecnologia em um dia que promete fortes emoções.

Se você ainda não fez sua inscrição, ainda dá tempo! Acesse encontrodeti.com.brencontrodewebdesign.com.br e faça a sua inscrição. ou

Além disso tudo, vocês poderão encontrar todas as equipes da Arteccom, Hostnet , MXMasters e Guanabara.info, que irão gravar um podcast AO VIVO de lá!

Se você é de outro estado não desanime, pois esses encontros acontecerão em várias cidades brasileiras durante todo o ano.

por: Gustavo Guanabara

em: Guanabara.info

quinta-feira, 26 de março de 2009

[SOFTWARE] Não feche essa janela...

Desabilite o botão de fechar no Windows

Baixe o NoCloseInicialmente, esse programa pode até parecer uma grande INUTILIDADE, e você pode até pensar: “- Por que eu ia querer desabilitar o botão de fechar uma janela?”

Agora, imagine a seguinte situação: Você está rodando um programa MUITO importante no seu computador e não quer que nenhum curioso feche inadvertidamente a sua aplicação… Esse recurso não seria útil?

Pois então eu apresento a vocês o NoClose, uma pequena aplicação com apenas 205 kB que é muito fácil de usar. Basta escolher a janela a ser protegida e pressionar Ctrl+1 para desabilitar o botão de fechar.

Você pode ainda configurar o NoClose para controlar automaticamente as janelas que você julgar mais úteis… Assim, toda vez que você abrir o programa, o NoClose vai protegê-la.

Simples, objetivo e útil! Aproveite!


por: Gustavo Guanabara

em: http://www.topblog.com.br/wordpress/?cat=20

segunda-feira, 23 de março de 2009

[LINUX] Pacotes RPM

Pacote RPM
A palavra RPM é um acrônimo recursivo que significa RPM Package Manager. De modo resumido ele é o equivalente aos pacotes .deb ou, se preferir, aos arquivos .exe do Windows, já que serve para instalar, desinstalar e atualizar arquivos e/ou softwares no sistema operacional.

Como funciona?

Um RPM é, na verdade, um meta pacote. Para facilitar o entendimento, pense nele como um pacote com diversos rótulos colados nele e que cada um desses rótulos contém um tipo de informação que é “interessante” que seu sistema saiba. O software que você deseja instalar está lá, compactado por um processo antigo e eficiente chamado cpio.

O que vem no RPM está “pré-compilado”. Isso quer dizer que o software foi preparado em outra máquina, o resultado da compilação foi empacotado e tudo que você faz é instalar o software pronto para usar.

A anatomia de um pacote RPM é a seguinte:

  1. O início do pacote RPM é a “guia” que ensina ao sistema operacional que se trata de um pacote RPM. Nessa seção existem cabeçalhos lidos pelo sistema que são importantes para o manuseio do pacote. Aqui cabe uma boa analogia com o GRUB.
  2. Esta seção armazena assinaturas que garantem a autenticidade dos pacotes. É possível, por exemplo que um distribuidor assine seus RPMs com sua própria marca, que é identificada pelo sistema. Isso reforça a segurança e permite a um usuário instalar (ou não) somente softwares disponibilizados por distribuidores cuja assinatura seja confiável (como Fedora, Red Hat, Mandriva, Opensuse…).
  3. Na terceira seção permanecem as informações como nome do software, versão, release, descrição, lista de arquivos, dependências… Essas entradas são armazenadas no banco de dados do RPM.
  4. A quarta (e maior) seção contém, finalmente, os arquivos compactados. Na figura ela é representada por .tar.gz mas isso é meramente ilustrativo. Na verdade, o método de compressão é o cpio. Cada pacote RPM tem uma limitação de tamanho: 2 GB para sistemas 32 bits e 4 GB para sistemas 64 bits.
por: LonelySpooky
em: http://lonelyspooky.com/2009/01/25/como-funciona-pacotes-rpm/
(com história e maiores detalhes)

quarta-feira, 18 de março de 2009

[INFORMAÇÃO] Vagas


ATUS RH - CADASTRO PARA VAGAS DE EMPREGO
Hoje, (18/03/2009), a ATUS RH estará nas Faculdades Simonsen, no horário de 19h às 21h e quinta-feira, ( 19/03/09 ), no horário de 8h 30min às 12h, divulgando vagas de emprego e fazendo o cadastramento dos alunos.

Local: No Pátio, em frente à Ouvidoria

quinta-feira, 12 de março de 2009

[INFORMAÇÃO] Livros on line

Vale a pena lembrar o site mantido pelo Governo Federal que é de extrema relevância para quem quer aumentar sua bagagem textual e de quebra aumentar seus conhecimentos culturais. Vários clássicos estão disponibilizados para download além de trabalhos monográficos e teses de Mestrado e Doutorado.

É só Clicar e navegar!

Domínio Público


no blog: Letras Ação In Foco

[SOFTWARE] Recupere seus dados


Perdeu aquelas fotos do carnaval? Sem querer apagou aquele documento importantíssimo? Ou então não diga que deletou o vídeo dos primeiros passos do seu filho? Pode parecer o fim do mundo, mas saiba lendo este post como recuperar arquivos mesmo eles tendo sido totalmente apagados do computador.

Para fazer esta façanha, usaremos um programa chamado DiskDigger. Além de ser gratuito, ele é bem leve e fácil de usar, além de poder recuperar arquivos de outras mídias como MP3, CDs, DVDs, etc. Além de fotos, o programa também restaura arquivos de tipo DOC, PDF, MPG, MP3, AVI, WAV, WMV, MOV, RM, OGG, FLV, FLAC, MID, JPG, PNG, BMP, DCR, CR2, SR2, NET TIF e GIF.

Primeiramente faça o download do programa clicando aqui, e quando estiver no seu computador, descompacte-o e execute o “DiskDigger.exe”. Outra surpresa: o programa não precisa de instalação, basta executar o aplicativo e já poderá recuperar seus arquivos apagados. E para isso, escolha a mídia que deseja fazer a busca, no caso o “Hard Disk” e clique em “Next”. Na janela a seguir, abrirá uma opção para você escolher os tipos de arquivos que deseja restaurar, aí é de sua escolha. Após escolher os formatos e clicar novamente em “Next” se iniciará a busca pelos seus arquivos apagados, que pelo menos aqui foram milhares.

DiskDigger

No painel da esquerda apareceram os arquivos, e dando um clique sobre eles a visualização aparecerá no painel da direita. Depois de ter encontrado o(s) arquivo(s) que você queria restaurar, clique em “Save Picture” e pronto! Como num passe de mágica, você recuperou seu arquivo deletado há vários dias, meses ou até anos.

Se você quer um programa melhor, o mais conceituado nesta categoria na minha opinião é o Recover My Files 3.9.8.6307 que pode ser testado durante 30 dias.

em: DESKMUNDO

quarta-feira, 11 de março de 2009

[SISTEMA] UBUNTU 9.10 (Linux)



Versão para servidor Ubuntu 9.10, apelidada de "Karmic Koala" vai incluir suporte ao EC2, serviço de cloud computing da Amazon.

O suporte a cloud computing será uma das principais características do novo sistema operacional de código aberto Ubuntu, que será lançado em outubro. O anúncio foi feito por Mark Shuttleworth, Chief Executive Officer (CEO) da Canonical, responsável pela distribuição Linux, em um e-mail aos desenvolvedores, na sexta-feira (20/02).

A versão para servidor Ubuntu 9.10, apelidada de "Karmic Koala" vai incluir suporte ao EC2, serviço de cloud computing da Amazon Web Services, bem como um portfólio de Amazon Machine Images (AMIs) padrão para fazer com que as aplicações rodem facilmente no ambiente de nuvem, explicou Shuttleworth.

O EC2 também suporta os sistemas Windows Server 2003, OpenSolaris e uma série de distribuições Linux, incluindo Red Hat Enterprise Linux e Oracle Enterprise Linux.

A novidade do Ubuntu deve dificultar a chegada da Microsoft ao ambiente de cloud computing, com o Windows Azure, que será lançado no final do ano. O Ubuntu pode ajudar outros rivais da Microsoft a se lançarem no segmento, ou permitir que empresas façam isso por si mesmas.

Além do suporte ao EC2, o Kosmic Koala vai incorporar o Eucalyptus, uma ferramenta de código aberto que permite que as empresas criem seus ambientes de cloud computing, no estilo EC2, em seus próprios data centers. O recurso também promete melhorar a gestão do consumo de energia permitindo que determinados servidores fiquem no modo de descanso quando não há trabalho a ser feito, bem como acelerar a atividade quando o fluxo de trabalho aumentar modificando de forma dinâmica os recursos instalados, destacou o CEO da Canonical.

A Canonical lança duas atualizações do Ubuntu por ano - em abril e em outubro - que geralmente são apelidadas com nomes aliterativos de animais, seguindo uma ordem alfabética. A versão 8.10, batizada de "Intrepid Ibex," foi lançada em outubro de 2008 buscando simplificar a configurações de conexões à internet e melhorar a interface para o usuário, especificamente em netbooks. A missão do novo Ubuntu 9.04, chamado "Jaunty Jackalope" e programado para abril deste ano, é encurtar o tempo de duração dos boots - 25 segundos em um netbook - e diminuir a divisão entre aplicações para desktop e web.

O 'Koala' também trará inovações para o desktop: Shuttleworth disse que o tempo de boot pode ser ainda mais rápido em relação ao Jaunty em um netbook, além de tornar mais atrativas as telas de boot e login. Segundo ele, o Ubuntu também contará com uma Netbook Edition, que será compatível com uma variedade maior de máquinas, tendo uma interface gráfica em telas menores.

Desenvolvedores poderão contribuir com o design do software no próximo evento Ubuntu Developer Summit, que será realizado em Barcelona, na Espanha, de 25 a 29 de maio.

O Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas das Faculdades Integradas Simonsen - FIS, é um curso presencial, reconhecido pela Portaria 1.003 de 12.07.1993 (D.O.U. 13.07.1993), com carga horária mínima de 2.334 horas, que poderão ser cumpridas em no mínimo 03 anos (06 semestres letivos) e foi recentemente aditado pela Portaria nº 281, 29 de setembro de 2009, publicada no D.O.U nº 188, de 01 de outubro de 2009, Seção 1, página 19.
Os graduados nos Cursos Superiores de Tecnologia denominam-se tecnólogos, são profissionais de nível superior com formação para a produção, inovação científico-tecnológica e para a gestão de processos de produção de bens e serviços.

Faculdades Integradas Simonsen